sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Vem aí o maior eclipse solar desde 1999

Foto: Nasa
O maior eclipse solar registado desde 1999 será no próximo dia 20 de março.
O eclipse solar acontece quando a Lua fica diretamente entre a Terra e o Sol e "lança" uma sombra sobre a superfície terrestre, como mostra a foto acima, divulgada pela NASA.

Infelizmente o fenômeno não poderá ser visto no Brasil. 
Já quem estiver no hemisfério norte poderá ter uma visão privilegiada do eclipse.

Ele só será observável na sua (quase) plenitude nos países mais do norte da Europa, como a Noruega e a Islândia, onde a "escuridão" poderá ultrapassar os 90%.

Quando
De acordo com o Observatório Astronómico de Lisboa (OAL), em Portugal, o eclipse começará a ser visível por volta das 08.00h da manhã (horário de Portugal) de dia 20 de Março.
Seu pico de obscuridade, que não deverá ultrapassar os 65%, será duas horas depois. 

A aproximação do evento está a chamar a atenção dos responsáveis do setor da energia, porque com a crescente utilização da eletricidade produzida a partir do Sol em muitos países europeus, o eclipse poderá perturbar, temporariamente, o abastecimento energético em determinados locais.

Energia
A European Network Transmission System Operators for Electricity (Entsoe), organização que representa os operadores de eletricidade europeus disse à AFP que o eclipse de 20 de Março será "um teste sem precedentes ao sistema elétrico da Europa". 

O último grande eclipse do Sol foi em Agosto de 1999 e o eclipse de Março será o último eclipse total visível na Europa durante mais de uma década, já que o próximo deverá ocorrer somente a 12 de Agosto de 2026.

Cuidados
É recomendável não olhar diretamente para o Sol durante o eclipse. 
Os apreciadores devem usar óculos de proteção especiais e nunca optar por binóculos, óculos escuros convencionais ou telescópios sem filtros, sob pena de danificar permanentemente a visão.
com informações do Boas Notícias e AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário