> TABOCAS NOTICIAS : Chuveiro gasta apenas 6 litros de água

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Chuveiro gasta apenas 6 litros de água

Foto: arquivo pessoal/Lilian Keli Lima
Em tempos de crise hídrica, um casal inventou um chuveiro que consome apenas 6 litros de água por banho, independentemente de instalações elétrica e hidráulica.
O chuveiro econômico é feito com uma caixa de descarga de plástico e uma ducha.
E ainda é barato: a peça custou R$ 30 e foi montada com a ajuda de um funcionário de uma loja de materiais de construção.

Com a instalação, a família, de Suzano, em São Paulo, tem garantido o banho nos dias de corte de água no condomínio e ainda economizou com energia elétrica.

O "chuveiro elegante", como a engenhoca foi apelidada pela coordenadora pedagógica Lilian Keli Lima, foi instalado dentro do box e é usado pelos quatro moradores do apartamento. 

"Aqui no condomínio nós decidimos que só teria um pouco de água pela manhã, um pouco a tarde e um pouco a noite. Se eu chego em casa e não tem água no chuveiro normal, a gente usa o outro. Se precisar, a gente esquenta um pouco da água no fogão para ficar mais morno", explicou.

Como
Lilian Lima usa duas garrafas PET de 3 litros, ou 3,5 litros cada, para abastecer o reservatório antes do banho. 
Ela enche as garrafas nos períodos em que o prédio libera o uso da água. 

A coordenadora pedagógica, que enviou fotos da criação pela ferramenta colaborativa para o G1, garante que é possível tomar um banho de cinco minutos com os seis litros, porque a pressão é menor.

"Meu filho gasta uns três litros só. Ele tem 9 anos e usa menos água porque tem cabelo curto. No meu caso, eu uso um pouco mais porque meu cabelo é mais comprido", disse. 

O que sobra do banho é armazenado em baldes, para reúso na descarga e faxina da casa. Com informações do G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário