Valter Campanato/Agência Brasil

A União Europeia e o Canadá aprovaram a adoção de tarifas sobre produtos importados dos Estados Unidos. A medida é uma retaliação àsb taxas impostas pelo presidente do país. A cobrança entre em vigor na próxima semana e será, em sua maioria, de 25%.
"A UE considera as tarifas americanas injustificadas e prejudiciais, e causam danos econômicos a ambas as partes, assim como à economia global", disse a Comissão Europeia, braço executivo da UE, em seu comunicado.
Nas redes sociais, o novo primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, afirmou que "haverá tarifas de 25% sobre todos os veículos não compatíveis com o acordo Canadá, México e EUA. O presidente Trump causou essa crise comercial, e o Canadá está respondendo com propósito e com força".
Algumas horas antes do anúncio da decisão, a China havia divulgado que iria impor tarifas adicionais de 84% sobre produtos importados do país. O aumento equivale a 50 pontos percentuais, a mesma proporção que os norte-americanos adotaram sobre os produtos chineses a partir desta quarta (9). A medida chinesa entra em vigor na quinta-feira (10).
As medidas impostas pela União Europeia entrarão em vigor em etapas: em 15 de abril, 16 de maio e 1º de dezembro. "Essas contramedidas podem ser suspensas a qualquer momento, caso os EUA concordem com um resultado negociado justo e equilibrado". Via BN
Nenhum comentário:
Postar um comentário