Renata Dias
Cientistas dos EUA anunciaram a criação do menor marcapasso do mundo.Menor do que um grão de arroz ele é indicado para recém-nascidos.
- Foto: AFP

A criação é de engenheiros da Universidade Northwestern, nos EUA, e o artigo científico detalhando a experiência foi publicado na revista Nature.
O minimarcapasso pode funcionar com corações de todos os tamanhos. Ele é indicado para os pequenos e frágeis de recém-nascidos com defeitos cardíacos congênitos, mas pode também ser implantado em adultos, sem cirurgia.
Sem fio
O pequeno marcapasso é implantável para manter uma frequência cardíaca estável, seja porque o marcapasso cardíaco natural do coração fornece um batimento cardíaco inadequado ou irregular, ou porque há um bloqueio no sistema de condução elétrica do coração.
O dispositivo funciona sem fio e é pareado a um sistema colocado do lado de fora que aciona uma luz quando o batimento cardíaco está irregular e, assim, de forma automática ativa o marcapasso.
Esses pulsos curtos de luz, que penetram na pele, no esterno e nos músculos do paciente, controlam o ritmo. Leia mais no sonoticiaboa
Nenhum comentário:
Postar um comentário