> TABOCAS NOTICIAS : Jornalistas elegem Psol e PDT como os melhores partidos

terça-feira, 30 de julho de 2013

Jornalistas elegem Psol e PDT como os melhores partidos

Os jornalistas que cobrem o Congresso diariamente elegeram, em ordem decrescente, os partidos com as melhores bancadas no Parlamento brasileiro: Psol, PDT, PSB, PCdoB e PT.

A votação faz parte da etapa inicial de votação do Prêmio Congresso em Foco 2013, do site Congresso em Foco.

Na avaliação dos 166 jornalistas que votaram, o Psol é, de longe, o partido de melhor desempenho na Câmara e no Senado. Mesmo tendo apenas um senador e três deputados federais, todos indicados pelos jornalistas para a lista dos melhores do ano, o Psol teve o segundo maior número de votos, dentre as 23 agremiações partidárias que possuem representantes no Congresso Nacional.

Em média, os parlamentares do Psol tiveram 61,5 votos cada um. Muito distante do segundo colocado, o PDT, que teve uma média 6,7 votos. Vieram em seguida o PSB, com 3,5 votos; o PCdoB, com 2,9; e o PT, com 2,7.

Sete legendas com representação no Congresso não tiveram nem um voto sequer dos jornalistas nas categorias gerais “Melhores Senadores” e “Melhores Deputados”. São elas: o PRB, que tem 10 deputados e um senador; o PMN, que possui três deputados federais; o PEN e o PRP, ambos com dois deputados cada; e PHS, PRTB e PSL, todos com um deputado.

O Psol também encabeça a lista dos partidos com maior percentual de integrantes citados pelos jornalistas, já que 100% dos seus parlamentares receberam votos. Em percentual de citações, seguiram-se o PCdoB, com 46,7% de citações; o PPS, com 45,4%; o PT, com 40,6% e o PSB, com 36,7. Do Portal Interior da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário