> TABOCAS NOTICIAS : Candidatura à presidência do PT evidencia divisão no partido

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Candidatura à presidência do PT evidencia divisão no partido


O deputado Paulo Teixeira (PT-SP) apresenta hoje, oficialmente, sua candidatura a presidente do partido. Uma candidatura, segundo ele, para “oxigenar o PT”, reaproximar a legenda dos movimentos sociais e dar um tratamento mais VIP aos partidos que têm “identidade programática”. A candidatura quer ainda “aperfeiçoar” a relação entre partido e governo. “Há uma queixa muito grande no PT de que houve um grande volume de desonerações sem contrapartida para os trabalhadores. Outro debate que precisa ser reequilibrado é o da revisão dos procedimentos de demarcação de terras, que precisa ser equilibrado com as questões indígenas”, diz ele. E aponta outra falha: “O partido precisa ser mais digital e menos analógico, se sintonizar mais com as redes sociais”.

A candidatura ganhou mais visibilidade nos últimos dias, quando cresceram entre os petistas as insatisfações com o governo. Nos bastidores, há quem diga que Teixeira pode crescer entre os atuais eleitores do presidente e candidato à reeleição, Rui Falcão, hoje mais ligado ao governo Dilma do que o próprio Teixeira, integrante da tendência Mensagem ao Partido. O deputado, entretanto, nega que esteja se posicionando contra a presidente da República.

A reunião do grupo de Teixeira está marcada para o fim da tarde de hoje. Outras facções, ainda mais à esquerda, se preparam para enfrentar Rui Falcão, como a Articulação de Esquerda, com Valter Pomar; a Militância Socialista, com Renato Simões; e O Trabalho, que tem como candidato Marcos Sokol. A eleição está marcada para novembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário