> TABOCAS NOTICIAS : 25 DE JULHO

quinta-feira, 25 de julho de 2013

25 DE JULHO

DIA DO PRODUTOR RURAL - 25 DE JULHO
Grande ou micro produtor, todos cumprem com esmero esta árdua missão de plantar, colher e saciar a fome de todos os brasileiros. No Norte do país, não são os grandes produtores de café ou de soja que predominam no setor rural. Lá, os responsáveis pelo sustento de seus habitantes são os micro e pequenos produtores rurais. Colonos que produzem alimentos, apesar das inúmeras dificuldades que enfrentam, como falta de incentivos, carência de recursos, ausência de tecnologia, e tantos outros.
Precisamos, portanto, fazer com que estes trabalhadores tenham o seu valor devidamente reconhecido. A resposta a isto, com certeza, virá em substancial aumento da produção agrícola do Brasil. Ganhará o País, que terá mais alimento para o abastecimento interno e até para exportação, ganhará a população, com o conseqüente aumento da oferta, que reduzirá os preços.
Hoje em dia, não basta ter conhecimento sobre a forma de plantar determinado produto ou em que tipo de terreno aplicá-la. Na área rural, é crescente o número de propriedades que passaram a visualizar a administração com os mesmos critérios de empresas, se profissionalizando e investindo tanto em comunicação e treinamento de funcionários, bem como em novas tecnologias. Este movimento tem proporcionado maior lucratividade, produtividade e reconhecimento internacional do padrão dos produtos agropecuários brasileiros, criando um mercado diferenciado no país.(sebrae)

Escrever pode ser um ofício, um passatempo, uma forma de desabafo, uma manifestação artística. A escrita tem várias funções dentro da linguagem e o verdadeiro escritor é aquele que sabe utilizar-se de cada uma destas funções para atingir seu objetivo, seja o de informar ou encantar quem o lê.
Antes do século VI a.C., as grandes narrativas eram passadas oralmente. Desde a invenção da escrita, essas histórias puderam ser repassadas e permanecer na história em sua forma inicial, já que o discurso oral sempre apresentava variações (basta lembrar do ditado: “quem conta um conto aumenta um ponto”). Assim, temos registros de grandes escritores da Antiguidade, da Idade Média, do Renascimento… e graças a eles temos escritos históricos de épocas remotas; ficções de fadas e dragões medievais; mitos e lendas antigos; tratados de medicina e alquimia; compêndios de estudos filosóficos e religiosos.
25 de julho foi definido como Dia Nacional do Escritor por decreto governamental, em 1960, após o sucesso do I Festival do Escritor Brasileiro, organizado pela União Brasileira de Escritores, por iniciativa de seu presidente, João Peregrino Júnior, e de seu vice-presidente, Jorge Amado. Fonte: IBGE

O Dia da Mulher Afro-Latino-Americana e Caribenha foi criado em 25 de julho de 1992, durante o I Encontro de Mulheres Afro-Latino-Americanas e Afro-Caribenhas, em Santo Domingos, República Dominicana. Estipulou-se que este dia seria o marco internacional da luta e da resistência da mulher negra. Desde então, sociedade civil e governo têm atuado para consolidar e dar visibilidade a esta data, tendo em conta a condição de opressão de gênero e racial/étnica em que vivem estas mulheres, explícita em muitas situações cotidianas.
O objetivo da comemoração de 25 de julho é ampliar e fortalecer as organizações de mulheres negras do estado, construir estratégias para a inserção de temáticas voltadas para o enfrentamento ao racismo, sexismo, discriminação, preconceito e demais desigualdades raciais e sociais. É um dia para ampliar parcerias, dar visibilidade à luta, às ações, promoção, valorização e debate sobre a identidade da mulher negra brasileira. Fonte: Portoweb / The Free Library

DIA DO MOTORISTA - 25 DE JULHO
A sinalização inadequada, assim como irregularidades na via e deficiências no veículo, podem contribuir decisivamente para que surjam conflitos e aconteçam atropelamentos. A falta de educação de pedestres e motoristas, responsáveis por comportamentos arriscados no trânsito, contribui, e muito, não só para gerar conflitos, como para radicalizá-los, onde eles são inevitáveis.
Não há condições de um veículo entrar ou atravessar uma via transversal de tráfego intenso, sem sinalização, a não ser parando o veículo por um instante em cima da faixa de pedestres. Dependendo do volume e intensidade do tráfego na via preferencial, o tempo de parada pode ser longo. É necessário que o pedestre entenda isso e contorne o veículo por trás, até que se coloque a faixa de pedestres um pouco mais afastada do cruzamento.
Não é aconselhável provocar o motorista com palavrões ou socos e tapas na lataria do carro. Todavia, nas conversões, onde não existe sinal para pedestre, é necessário que o motorista entenda que deve dar a preferência de passagem ao pedestre, como determina o código de trânsito, pois em locais de grande movimento, caso os motoristas insistam em inibir o pedestre, esse não consegue atravessar a via.
Não são poucos os pedestres que atravessam fora da faixa. Às vezes o fazem porque a faixa está muito longe. Ora, o novo código determina que a travessia seja feita pela faixa se essa estiver a uma distância de até 50 metros. Em muitos locais a distância entre faixas é bem superior a 100 metros. Mais em http://www.portalescolar.net/2011/06/dia-do-motorista-25-de-julho.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário