> TABOCAS NOTICIAS : Como o vinagre pode salvar 73 mil mulheres por ano do câncer

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Como o vinagre pode salvar 73 mil mulheres por ano do câncer

Vinagre Estéril
Quase duas décadas atrás, um médico chamado Surendra S. Shastri assumiu a área de oncologia preventiva do Tata Memorial Hospital em Mumbai, na Índia. Um de seus principais trabalhos: descobrir como reduzir o número de vítimas de câncer de colo do útero, que mata 200 mil mulheres por ano nos países em desenvolvimento, mas é raro em países desenvolvidos.

Nos Estados Unidos, por exemplo, esse número é de apenas 4.000 por ano, resultado da mais bem-sucedida história de detecção precoce e prevenção de morte por câncer. Diferentemente da maioria dos outros tipos de câncer, o de colo do útero começa como uma lesão pré-cancerosa, que sofre mutações.

O exame Papanicolau, técnica inventada em 1920 por George Papanicolau, um patologista grego da Universidade de Cornell, consiste na retirada de células do revestimento do colo do útero. Posteriormente, o material é enviado para um laboratório para ser analisado em um microscópio.

Graças ao exame Papanicolau, que é feito em média uma vez por ano, os Estados Unidos conseguem prever os casos de câncer no colo do útero antes de eles se tornarem tumores mortais. Na Índia, que tem o pior índice de câncer de colo do útero no mundo, a realização de exames Papanicolau para todas as mulheres, anualmente, parece impossível.

“Nós não temos o tipo de laboratório ou o tipo de mão-de-obra especializada necessária para fazer um exame Papanicolau. Essa técnica tem sido bem-sucedida nos países onde há um bom controle de qualidade e triagem frequente”, diz Shastri.

Shastri precisava de algo muito mais barato. A idéia que ele e sua equipe tiveram foi se inspirar em uma etapa do procedimento que acontece em um exame Papanicolau, quando os médicos derramam ácido acético – uma espécie de solução de vinagre estéril - sobre o colo do útero e analisam o resultado com uma lupa. O ácido faz com que as células cancerosas fiquem brancas depois de apenas um minuto. As células normais continuam com um aspecto rosa saudável.

Vinagre Estéril

Shastri descartou a lupa e o médico e decidiu treinar os mesmos profissionais de saúde que dão vacinas para aplicar a solução de ácido acético nas mulheres. Em 1998, ele obteve financiamento do Instituto Nacional do Câncer (NCI, na sigla em inglês), dos Estados Unidos, para conduzir um ensaio clínico de 15 anos comparando o uso da triagem com o vinagre uma vez a cada dois anos e a não triagem em 150 mil mulheres. Por: Laysa Borges * http://180graus.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário