> TABOCAS NOTICIAS : URNA ELETRÔNICA É CONFIÁVEL?

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

URNA ELETRÔNICA É CONFIÁVEL?


Shot021
Mesmo com o advento do voto digital, que contribuiu com o óbito dos artifícios ilegais das eleições manuais, há milhares de processos que alegam fraude à urna eletrônica
 Por Ilton C. Dellandréa
Desembargador e Juiz Eleitoral do Rio Grande do Sul 
Um computador, por mais protegido que esteja, é potencialmente vulnerável a vírus e invasões cujos métodos se aperfeiçoam na mesma proporção dos aplicativos protetores. Desconfio que algumas empresas proprietárias de antivírus mantêm um setor específico para criar os que elas próprias, depois, vão eficientemente combater. É a melhor explicação que encontro para a propagação dessa praga cibernética.
A urna eletrônica usada nas eleições do Brasil é semelhante a um micro. É programada por seres humanos e seu software é alterável de acordo com as peculiaridades de cada pleito. Por ser programável pode sofrer a ação de maliciosos que queiram alterar resultados em seus interesses e modificar o endereço do voto com mais facilidade do que se inocula um vírus no seu micro via Internet. Além disto, pode desvendar nosso voto, pois o número do título é gravado na urna na mesma ocasião e fica a ela associado.
Há várias formas de se fazer isto. Por exemplo: é possível introduzir um comando que a cada cinco votos desvie um para determinado candidato mesmo que o eleitor tenha teclado o número de outro. Leia Mais…

Nenhum comentário:

Postar um comentário