> TABOCAS NOTICIAS : Filho de Kadafi será enforcado na Líbia

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Filho de Kadafi será enforcado na Líbia

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil
Brasília – Seif Al Islam, de 40 anos, filho do ex-presidente da Líbia Muammar Khadafi, deverá ser condenado à morte por enforcamento, informou o Tribunal Penal Internacional (TPI). Melinda Taylor, do TPI, disse que foram feitos apelos às autoridades líbias para que Islam fosse julgado pelo tribunal.
O TPI e o governo da Líbia disputam o direito de julgar Islam, preso em Zenten (a 170 quilômetros de Trípoli, capital líbia), em novembro de 2011. A disputa também envolve o ex-chefe dos Serviços Secretos Abdallah Al Senoussi, de 63 anos, extraditado da Mauritânia para a Líbia em setembro.
Em maio, as autoridades líbias apresentaram requerimento para contestar a competência do TPI para julgar Islam, suspeito de crimes contra a humanidade. As duas partes apresentaram  argumentos e nas próximas semanas deve ser anunciada uma decisão sobre o impasse.
As autoridades líbias disseram ter provas suficientes para processar Islam. O representante da Líbia no TPI, Ahmed Al Jehani, disse que Islam terá julgamento "justo e equitativo". Mas reconheceu dificuldades no processo.
Para Melinda Taylor, o julgamento de Islam na Líbia "não será movido pelo desejo de justiça, mas de vingança" e alertou para a possibilidade de o filho de Khadafi "definhar na prisão enquanto a Líbia tenta construir um sistema judiciário".
*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário