> TABOCAS NOTICIAS : BC intervém no BVA, sétimo banco a quebrar no País nos últimos dois anos

sábado, 20 de outubro de 2012

BC intervém no BVA, sétimo banco a quebrar no País nos últimos dois anos


O Banco Central (BC) interveio ontem no banco BVA, que tem 0,17% dos ativos do sistema financeiro nacional e é voltado para o segmento de pequenas e médias empresas. Trata-se da sétima instituição financeira que quebra no Brasil desde novembro de 2010, quando o Panamericano iniciou esse processo. De lá para cá, também sucumbiram Schahin, Morada, Prosper, Cruzeiro do Sul e a financeira Oboé.
Uma fiscalização mais detalhada no BVA este ano mostrou vários problemas na contabilidade. O Estado apurou que, a princípio, não há fraudes nos números do banco. As irregularidades detectadas até o momento podem levar a processos administrativos contra controladores e ex-administradores, que já estão com bens indisponíveis. Se o interventor encontrar indícios de crime, encaminhará denúncia ao Ministério Público.
A intervenção decretada ontem não significa liquidação. O BC nomeou um interventor, que terá 60 dias para apresentar um relatório sobre as condições do BVA. Em tese, dependendo dos números e de uma eventual capitalização, o banco poderá voltar a funcionar. Mas a hipótese é remota e não há precedentes na história financeira do País. Tudo em http://blogs.estadao.com.br/jt-seu-bolso/bc-intervem-no-bva-setimo-banco-a-quebrar-no-pais-nos-ultimos-dois-anos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário