> TABOCAS NOTICIAS : A HORA DA VERDADE

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

A HORA DA VERDADE

FILHO: Pai, por que o senhor sempre fala que eu tenho que ser Flamenguista?

PAI: Porque o Flamengo é o melhor time e também aquele que tem a maior torcida do mundo, meu filho!

FILHO: Isso é legal né pai! Mas acho que não entendi bem...A Índia e China são os países mais populosos do planeta, com mais de 2 bilhões de habitantes.
Eles também jogam futebol e ninguém por lá sabe o que é Flamengo.
Seré que somos mesmo a maior torcida do mundo?

PAI: Esses caras não entendem de futebol, por isso não torcem pelo Flamengo...

FILHO:- Tá, mas outros países que entendem de futebol, como a Argentina, Uruguai, Espanha, Inglaterra e Itália têm clubes com muito mais títulos internacionais (Continentais e Mundiais) do que o Flamengo. Será que somos mesmo os melhores do mundo?

PAI: E daí! O futebol brasileiro é o que importa, meu filho! Porque nossa seleção é a única pentacampeã mundial!

FILHO: Bom, nesse caso imagino então que o Flamengo seja o time que mais forneceu jogadores pras seleções brasileiras em Copas do Mundo. NÉ?!

PAI: Bom... na verdade, o time que mais cedeu jogadores pras seleções brasileiras em Copas do Mundo é o Botafogo, seguido do São Paulo, depois o Vasco e o Corinthians ..... Ah, mas deixa pra lá, garoto! O
que importa não é a quantidade, mas a qualidade do jogadores cedidos!
Nós tivemos craques do nível do Zico, Júnior e Leandro vestindo a camisa canarinho!

FILHO:- Legal! E quantas Copas eles ganharam?

PAI:- Esses jogadores?.... Bem... nenhuma.... Mas e daí!? O teu professor não ensinou que 'o importante é competir'?

FILHO: Sim, mas eu só estou tentando entender....

PAI:- Somos do time mais vezes campeão brasileiro!! Seis!!

FILHO:- Mas para a CBF, que é o órgão Oficial de Futebol no Brasil, o campeão brasileiro de 1987 foi o Sport Recife e não o Flamengo, não é verdade?

PAI: Sim, pentelho, mas nós, da torcida rubro-negra, consideramos que é o Flamengo!

FILHO: Mas quem representou o Brasil na Libertadores de 1988? Foi o Sport ou o Flamengo?

PAI:- Acho melhor voltarmos ao assunto dos títulos brasileiros.

FILHO: O único HEXA é mesmo só o São Paulo?

PAI:- Mais ou menos, porra!

FILHO: Calma papai, o senhor está bravo só porque o Flamengo pode não ser bem isso que o senhor imagina?

PAI:- Pára com isso filho! Nós já fomos campeões mundiais!!

FILHO:- Sério Pai!? Quando?

PAI:- Em 1981, no Japão.

FILHO: Que legal, então nós também ganhamos a Libertadores em 81?

PAI:- Sim, filhão!!!!

FILHO:- Mas papai, é verdade que ganhamos a Libertadores sem enfrentarmos nenhum time argentino nem uruguaio?

PAI: Sim, e daí?

FILHO: E daí que esses são países de tradição no futebol sul-americano. Sem enfrentar argentinos ou uruguaios a competição ficou muito mais fácil de ser ganha, não?

PAI: Tá, mas ganhamos do Cerro Portenho, Deportivo Cali, Jorge Wilstermann e Cobreloa.

FILHO: Caramba, que legal! E algum desses times já foi campeão da Libertadores, Sul Americana, Mercosul, Recopa, Supercopa, Conmebol ou alguma competiçãoo de expressão internacional?

PAI:- Não filho.... quer dizer, sei lá! mas que merda!!!!

FILHO: é verdade que os únicos times conhecidos contra os quais o Flamengo jogou naquela Libertadores que foi o Atlético Mineiro e o Olímpia do Paraguai e não conseguimos vencer nenhuma vezinha sequer?

PAI:- é.. foram empates...

FILHO: E também é verdade que passamos da primeira fase após uma roubalheira na qual o Atlético Mineiro teve metade do time expulso pelo juiz que supostamente teria sido comprado? é verdade também que o jogo terminou justamente por falta de jogadores adversários e que não houve jogo extra como MANDAVA O REGULAMENTO?

PAI:- Azar do Atlético Mineiro....

FILHO- Pai, também é verdade que se o critério de gols feito fora de casa, que vale o dobro na Libertadores, fosse mantido também na final que fizemos com o Cobreloa, não teríamos sido os campeões, porque eles meteram um gol no Maracanã e nós passamos em branco lá no Chile?

PAI: é mas, pra nossa sorte, só na final esse critério muda...

FILHO: Sei não pai. Então além de não pegarmos nenhum time argentino
ou uruguaio pelo caminho, ainda assim chegamos aos trancos e barrancos
na final?
PAI: Porra, moleque. Tá de sacanagem com a minha cara?

FILHO: Não papaizinho, só estou querendo saber.. Então responda-me mais uma coisinha: já que o fato de não termos enfrentado nenhum time de expressão não fez nenhuma diferença para a conquista de 81, como fomos nas outras NOVE vezes em que participamos na Libertadores?

PAI: Caramba, está ventando. Eu acho que vai chover...

FILHO: Eu também, pai. Mas o senhor ouviu minha pergunta? Como nós fomos nas outras NOVE vezes em que participamos da Libertadores?

PAI:- Bom, nós fomos eliminados nas primeiras fases em todas as vezes... quase sempre por times argentinos ou uruguaios... Mas isso não importa! O que importa é o título!

FILHO: Mas o mais importante não seria competir?

PAI: Que competir que nada! Isso é baboseira de vascaíno que só sabe ser vice!

FILHO: Mas pai, eu li num livro que o Flamengo é o time do Rio que mais tem vice-campeonatos em sua história; são 33 vices contra 27 do Vasco! Está no livro 'Os 10 Mais', de André Alzer e Mariana Claudino, Editora Agir.

PAI: Já falei pra você parar de ler livros! Isso não combina com a postura de um flamenguista!

FILHO- O que é isso pai! Eu só acho errado ficar menosprezando vice campeonatos, até porque o Vasco foi vice para o poderoso Real Madrid.
Talvez se tivesse jogado contra o modesto Liverpol, até vencesse de goleada. Por outro lado eu acho isso meio injusto. Veja , o Fluminense que jogou 4 vezes com a LDU na Libertadores! Ganhou duas, empatou uma e perdeu somente uma vez... O senhor achou justo a LDU ter sido campeão? E se critério de gols fora de casa não mudasse na final o título seria do Fluminense...

PAI: Eu não quero saber do Fluminense!

FILHO:- Mas o senhor não ficou sacaneando um tricolor por causa da LDU... Pra mim, na Libertadores, a vergonha do Flamengo foi muito maior! Afinal de contas, perdemos em casa diante da nossa torcida pra um timeco mexicano, tomando gols de um cara que tem a barriga maior do que a sua... Já o Fluminense ao menos ganhou todas em casa e ficou em primeiro lugar na fase classificatória. E isso apesar de estar no grupo da morte. Mesmo assim despachou times de tradição dá competição como Boca Juniores, São Paulo, Arsenal e Libertad. E ainda trouxe a grande final pro Maracanã, coisa que ninguém tinha conseguido fazer na história do nosso maior estádio.

PAI: Já falei que não quero saber do Fluminense!!!!!!!!

FILHO: Ah, papai, já sei! Puxa, como não havia pensado nisso antes!? Já que o nosso Flamengo é o time das massas e arrebanha as classes menos favorecidas, com certeza fomos nós os primeiros a dar
oportunidades aos negros, aos operários e aos mais humildes, não é mesmo?

PAI: Mais ou menos... quero dizer, na verdade nós até tentamos vetar isso. Quem deu oportunidade aos negros, ao mulatos e aos humildes foi o Vasco que pagava salário e até mesmo distribuía animais pra ajudar
na alimentação de jogadores e familiares.

FILHO:- Ah, sim! é por isso então que até hoje existe a expressão "ganhar o bicho" no futebol, não é mesmo? Calma aí papai! Então se foi o Vasco o time que abriu as portas para negros e mulatos, isso quer dizer que se não fosse o Vasco, Pelé, Garrincha, Didi, Nilton Santos e tantos outros não teriam jogado futebol profissionalmente e, com isso, o Brasil nem teria tantos títulos, não é mesmo?

PAI: Poxa, o vento está ficando mais forte. Acho que já começou a chover...

FILHO: Aliás, é verdade que foi jogando com a camisa do Vasco no Maracanã e marcando até mesmo gols contra o nosso Flamengo que o Pelé ganhou projeção e foi convocado pela primeira vez para a Seleção Brasileira?
PAI:- Fecha essa janela que está chovendo aqui dentro!

FILHO:- Que tá chovendo nada, paizinho. O tempo está tão bonito que dá até pra passear lá fora! Me leva pra conhecer o estádio do nosso Mengão?

PAI (chorando):- Que estádio!? Não temos estádio, porra! O que temos é uma sede, num terreno alugado pela prefeitura do Rio que deve virar um shopping, com um campo de treinamento e uma piscina muito das mal conservada.

FILHO (puto da vida):- O quê !? Chega pai! Assim já é demais, meu Santo André! Então não temos estádio, não temos a maior torcida, não temos o melhor time... e o nosso título mais comemorado é um mundial, há quase 30 anos, que conseguimos graças á falta de argentinos e uruguaios?

PAI: (um minuto de silêncio):

FILHO: Calma, papai, olha o coração! Ao menos somos o melhor e mais poderoso do RJ. Até porque nos consideramos duas vezes campeões em um mesmo ano (1979)! E não ligue para os que dizem que ultimamente andamos comprando juízes e ganhando dos adversários de forma vergonhosa - como foi contra o Botafogo dois anos seguidos.

PAI: Seu xkylmkupo!! Tá de castigo por dez dias!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário