> TABOCAS NOTICIAS : 10 de OUTUBRO

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

10 de OUTUBRO


10 de Outubro – Dia Mundial da Saúde Mental – World Mental Health Day

O Dia da Saúde Mental foi estabelecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) com o propósito de mudar nossa forma de ver as pessoas com doenças mentais. Em todo o mundo, há cerca de 400 milhões de pessoas que sofrem transtornos mentais, neurológicos ou outros tipos de problemas relacionados com o abuso de álcool e drogas. Algumas das doenças mentais mais comuns são a esquizofrenia, Alzheimer, epilepsia e alcoolismo.

A OMS trabalha para melhorar a qualidade de vida dos doentes mentais, bem como de seus familiares e de todas as pessoas ao seu redor.
World Mental Health Day on 10 October raises public awareness about mental health issues. The Day promotes more open discussion of mental disorders, and investments in prevention and treatment services. The treatment gap for mental, neurological and substance use disorders is formidable especially in poor resource countries.
Physical and mental health are intertwined. There is a real need to deal with mental health problems of people with chronic physical illnesses and physical care of mental health consumers through a continued and integrated care. Fonte: iG Educa / WHO

10 de Outubro – Dia do Empresário Brasileiro

O Projeto de Lei número 581/1979 criou o dia do Empresário Brasileiro, a ser comemorado anualmente a 10 de Outubro.

O empresário brasileiro tem a fibra de todos os cidadãos do país: luta em condições adversas, tenta crescer em meio aos “gigantes internacionais”, e contribui enormemente para a economia do Brasil. A cada dia a situação política do país está cada vez mais difícil para o empresário nacional, e isso acaba por se refletir na classe trabalhadora.
É difícil pagar as contas, obter algum lucro e pagar um salário digno ao trabalhador, quando se vive num país em que a carga tributária é assustadora. Muitos empresários vivem de favores do governo, e conseguem privilégios em troca de conivência com falcatruas, é verdade, mas essas “exceções” não devem servir para macular a imagem da maioria da classe empresarial.
O empresário brasileiro já percebeu que não está atrás dos concorrentes internacionais nem em preço, nem em tecnologia. Em importantes feiras e eventos de alcance mundial, o Brasil se destaca em escala cada vez maior, fechando contratos importantes com empresas respeitadas lá de fora. O dia de hoje rende uma homenagem ao homem de negócios do país, que mostra a que veio no competitivo mercado atual. Fonte: Hannover do Brasil

10 de Outubro – Dia da Guarda Municipal

Dia instituído pela Lei número 12.066, sancionada pelo Vice-Presidente da República, no exercício do cargo de Presidente da República, José Alencar Gomes da Silva.

A Guarda Civil Municipal ou, simplesmente, Guarda Municipal, é uma agência administrativa municipal, que pode ser criada por lei específica da câmara dos vereadores da cidade, como instrumento de segurança pública do município. Seus componentes possuem as mesmas prerrogativas e obrigações legais que os funcionários municipais. A GCM, como é conhecida, pode ainda auxiliar os outros órgãos de segurança pública, tais como: a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Ferroviária Federal, Polícia Civil, Polícia Científica, Polícias Militares e os Corpos de Bombeiros Militares.
Essa denominação, entretanto, pode variar: na cidade de São Paulo recebe o nome de Guarda Civil Metropolitana e na cidade do Rio de Janeiro, Guarda Municipal. Tem-se convencionado o uso de uniforme azul marinho pelos guardas. No Rio de Janeiro foi adotado o fardamento cáqui para melhor diferenciá-los dos policiais militares. Fonte: Dom Total / Wikipédia


Nenhum comentário:

Postar um comentário