> TABOCAS NOTICIAS : 04 DE OUTUBRO

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

04 DE OUTUBRO


04 DE OUTUBRO - DIA DA NATUREZA
Tudo aquilo que não foi criado pelo homem, mas que constitui o universo como rios, mares, plantas, florestas, animais, minerais e o próprio homem, chama-se NATUREZA.


Com a construção das cidades e a evolução das facilidades da vida moderna, o homem passou a modificar a ordem natural da vida no planeta, prejudicando o equilíbrio do meio ambiente. Agindo de forma predatória, tem destruído a natureza sem se preocupar com os prejuízos que sofrerá num futuro bem próximo.
São desmatamentos, queimadas, destruição da camada de ozônio, o efeito estufa, dentre vários outros problemas que tem causado a extinção de importantes espécies vegetais, além dos animais, prejudicando as cadeias em que os mesmos se utilizam para viver. Arara-azul, mico-leão-dourado, lobo-guará, tamanduá-bandeira e vários outros, são animais da fauna brasileira que são dificilmente encontrados.Leia mais em http://www.portalescolar.net/2011/02/04-de-outubro-dia-da-natureza-datas.html

DIA DO CÃO - 04 de OUTUBRO
O cão é o melhor amigo do homem. Por isso foi criado o "Dia do Cão", que é celebrado no dia 4 de outubro. Nesse dia, todos os cães ganham presentes de seus "tutores" humanos - a utilização da palavra "dono" não é aceita pelos cinófilos, que tratam seus cães como amigos ou até mesmo como filhos, nunca como propriedade.


Quando pensamos em um cão, vemos aquela imagem do animal companheiro, brincalhão e totalmente peralta. Além de transbordar vida e amor para todos, eles podem fazer diversas coisas sensacionais. Entre elas, ser um ótimo cão-guia.

Cão-guia

A forma como os cães-guia surgiram perdeu-se no tempo. Porém, a primeira realtentativa de se treinar um cão para guiar deficientes visuais, data de mais ou menos 1780, em Paris. Nessa mesma época, Josef Riesinger, um cidadão de Viena, treinou tão bem seu cão que as pessoas duvidavam com frequência de sua cegueira.

A história moderna dos cães-guia se inicia durante a 1ª Guerra Mundial, quando milhares de soldados voltaram cegos da batalha. Um músico alemão teve a ideia de treinar um grande número de cães para auxiliar estes soldados. A partir de então, várias escolas foram criadas e até hoje trabalham em prol de deficientes visuais pelomundo todo. Mais em http://www.portalescolar.net/2011/08/dia-do-cao-04-de-outubro-amigo-cao-guia.html

DIA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS - 04 DE OUTUBRO
Filho de um rico comerciante de tecidos, São Francisco de Assis nasceu na cidade de Assis na Itália, em 1186. Francisco tirou todos os proveitos de sua condição social vivendo entre os amigos boêmios.


Aos vinte anos alistou-se no exército de Gualtieri de Brienne que combatia pelo papa, mas em Spoleto teve um sonho revelador: Foi convidado a trabalhar para "o Patrão e não para o servo".

Suas revelações não parariam por aí. Em Assis, o santo dedicou-se ao serviço de doentes e pobres. Um dia do outono de 1205, enquanto rezava na igrejinha de São Damião, ouviu a imagem de Cristo lhe dizer: "Francisco, restaura minha casa decadente".

O chamado, ainda pouco claro para São Francisco, foi tomado no sentido literal e o santo vendeu as mercadorias da loja do pai para restaurar a igrejinha. Como resultado, o pai de São Francisco, indignado com o ocorrido, deserdou-o.

Com a renúncia definitiva aos bens materiais paternos, São Francisco deu início à sua vida religiosa, "unindo-se à Irmã Pobreza".

A Ordem dos Frades Menores teve início com a autorização do papa Inocêncio III e Francisco e onze companheiros tornaram-se pregadores itinerantes, levando Cristo ao povo com simplicidade e humildade.

trabalho foi tão bem realizado que, por toda Itália, os irmãos chamavam o povo à fé e à penitência. A sede da Ordem, localizada na capela de Porciúncula de Santa Maria dos Anjos, próxima a Assis, estava superlotada de candidatos ao sacerdócio. Para suprir a necessidade do espaço, foi aberto outro convento em Bolonha.

Um fato interessante entre os pregadores itinerantes foi que poucos, dentre eles, tomaram as ordens sacras. São Francisco de Assis, por exemplo, nunca foi sacerdote. Mais em http://www.portalescolar.net/2011/08/dia-de-sao-francisco-de-assis-04-de.html

DIA DOS ANIMAIS - 04 DE OUTUBRO
Na antiguidade
Em tempos remotos, a quantidade de animais e plantas no planeta era tanta, que o homem não chegava a representar qualquer tipo de ameaça às espécies existentes. Hoje em dia, no entanto, a situação é bem outra: somos mais de seis bilhões de pessoas no mundo, com práticas e atitudes que vêm diminuindo a população dos animais e também a das plantas e organismos vivos da terra.

O comércio ilegal de inúmeras espécies, além da destruição dos ecossistemas naturais, vêm a ser as duas grandes ameaças à sobrevivência da vida silvestre. No Brasil, são mais de 200 espécies da fauna e mais de 100 da flora que estão condenadas à extinção, caso nenhuma medida seja tomada a respeito com o intuito de protegê-las. Entre os vegetais, o mogno é uma árvore sob ameaça de desaparecer, assim como a arara azul e o mico-leão-dourado são animais em vias de sumir do planeta. Mexer com a flora é também mexer com a fauna, desequilibrando a relação bicho-habitat.

Como surgiram os animais

Para falar do surgimento dos animais temos que lembrar a escala geológica da terra. Os paleontólogos (que estudam os animais e vegetais fósseis) remontam a vida no planeta ao período chamado pré-Cambriano, a época das primeiras coisas viventes, 3,6 bilhões de anos atrás.

Na era Paleozóica (mais ou menos entre 500 e 300 milhões de anos atrás) em seu primeiro período, o Cambriano, surgiram a vida marinha e os primeiros vertebrados. Em seguida, no período Ordoviciano, surgiram os primeiros corais catalogados e outros seres da vida marinha (chamados de briozoários). No Siluriano, surgiram as primeiras plantas e os animais invertebrados. No Devoriano, os primeiros anfíbios, insetos e peixes. No Carbonífero, os primeiros répteis. No Permiano, houve a extinção de muitos animais. Mais em http://www.portalescolar.net/2011/08/dia-dos-animais-04-de-outubro.html
DIA DO BARMAN - 04 DE OUTUBRO

Um barman, ou "bartender", no Brasil ganha em média 2 mil reais por mês, mas a quantia pode variar dependendo da região e dos contatos da pessoa. A profissão ainda não é reconhecida no Brasil, mas como ganha espaço e respeito com o passar dos anos, não deve demorar a ter seu espaço de forma legalizada.


Comemoramos no dia 04 de outubro, o Dia do Barman, dia este que poderia muito bem ser confundido com o "dia do amigo". Mais do que um garçom convencional, este profissional precisa ter sensibilidade, sagacidade, bom gosto e muita criatividade para preparar os tradicionais drinks já existentes e testar também suas próprias receitas para deixar surpreendido o cliente que procura bebidas diferenciadas. Mais em http://www.portalescolar.net/2011/08/dia-do-barman-04-de-outubro-bartender.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário