Teerã diz que ofensiva contra instalações no Kuwait e no Bahrein é uma resposta aos últimos bombardeios dos EUA e acusa Washington de violar cessar-fogo
SBT News, com informações da Reuters
Irã realizou Ataques contra bases dos EUA no Bahrein | Reprodução/Internet

"Violar o cessar-fogo é contrário à Cláusula 1 do Memorando de Entendimento de Islamabad e resultará na interrupção completa de todos os processos diplomáticos", afirmou a Guarda Revolucionária Islâmica do Irã em um comunicado, segundo a TV estatal iraniana.
Os Estados Unidos voltaram a atacar o Irã na noite deste sábado (27), intensificando a crise no Oriente Médio poucas horas depois de o governo iraniano lançar ataques com drones contra bases militares americanas no Golfo.
Segundo o Comando Central dos Estados Unidos (Centcom), a operação foi uma resposta direta à ofensiva iraniana e teve como alvo instalações militares de vigilância, comunicações, defesa aérea, armazenamento de drones e estruturas utilizadas para o lançamento de minas marítimas.
Após os bombardeios, o presidente Donald Trump acusou Teerã de violar novamente o acordo de cessar-fogo e fez novas ameaças ao país.
"As aeronaves dos Estados Unidos acabaram de atingir locais de armazenamento de mísseis e drones iranianos, e locais de radar costeiros, por violar o Acordo de Cessar-Fogo novamente. É muito possível que nunca aprendam. Pode chegar um ponto em que não sejamos mais capazes de ser razoáveis e seremos forçados a concluir militarmente o trabalho que começamos com muito sucesso. Se isso acontecer, a República Islâmica do Irã não existirá mais", afirmou Trump.
O memorando de entendimento de 14 pontos entre Estados Unidos e Irã tinha como objetivo interromper os combates, iniciados pelos Estados Unidos e por Israel em 28 de fevereiro, além de reabrir o estreito para a navegação enquanto começavam as negociações sobre questões mais profundas, como o programa nuclear iraniano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário