
A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, celebra um marco histórico para a formação profissional e para o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde. Isto porque o Ministério da Educação (MEC) aprovou oficialmente o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva: Gestão da Atenção Primária à Saúde com ênfase nas Políticas de Equidade.
Trata-se de uma iniciativa inédita no Estado da Bahia e que posiciona o município de Itabuna como referência nacional no campo da formação em saúde. Recentemente, uma representante do Ministério da Educação (MEC) visitou o município para conhecer de perto a proposta do Departamento da Atenção Primária à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde.
Para a secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, esta aprovação pelo MEC representa um avanço significativo para a saúde pública local e reafirma a vocação de Itabuna para liderar iniciativas transformadoras no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). A coordenadora do Departamento da Atenção Primária, enfermeira Dayse Santos, considera que trata-se de um passo importante rumo a uma cidade que cuida com responsabilidade, ciência, sensibilidade social e compromisso com a equidade.
“A ênfase nas políticas de equidade reafirma o compromisso de Itabuna com um modelo de saúde que reconhece as desigualdades e atua diretamente para superá-las”, completou Dayse Santos. Ela explica que com a implantação dessa Residência Multiprofissional, Itabuna amplia sua capacidade de qualificar serviços, inovar nas práticas de cuidado e fortalecer as equipes das Unidades de Saúde da Família.
“Além disso, consolida-se como pólo formador e colaborativo, abrindo novas oportunidades para profissionais de saúde e reforçando a missão do município de oferecer uma rede pública mais eficiente, acolhedora e comprometida com o bem-estar de toda a população”, salienta a coordenadora do Departamento da Atenção Primária.
Vale ressaltar que este programa nasce de uma ampla articulação entre a Secretaria Municipal de Saúde e instituições de ensino superior como Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Centro Universitário UNEX e Faculdade Afya Ciências Médicas.
“Essa parceria garante excelência acadêmica, integração ensino-serviço e um ambiente de formação altamente qualificado para residentes das diversas áreas profissionais”, encerra a enfermeira Dayse Santos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário