Leão não vence a Raposa fora de casa desde 2010 e busca quebrar tabu no Mineirão, onde não triunfa há 27 anos
Por Redação Galáticos Online

O Vitória entra em campo neste sábado (1º), às 16h, no Mineirão, pela 31ª rodada da Série A, com a missão de encerrar um incômodo tabu. A equipe rubro-negra não vence o Cruzeiro como visitante há 15 anos — a última vez foi em 2010, pelo Campeonato Brasileiro. Naquela ocasião, o gol solitário de Júnior “Diabo Loiro” garantiu o triunfo por 1 a 0, mas o jogo não ocorreu no Mineirão, e sim no Estádio Ipatingão, em Ipatinga. Considerando apenas os confrontos no estádio cruzeirense, o jejum do Leão é ainda maior: o último triunfo ocorreu em 1998, pela primeira fase do Brasileirão.
Em 2010, o Vitória era comandado por Toninho Cecílio e foi a campo com Viágara; Eduardo, Anderson Martins, Reniê e Egídio; Vanderson, Ricardo Conceição, Bida e Elkeson (Renato); Júnior (Gabriel Paulista) e Henrique Almeida (Soares). Já o Cruzeiro, sob o comando de Cuca, teve Fábio; Diego Renan (Cláudio Caçapa), Gil, Edcarlos e Fabrício; Henrique, Rômulo (Walyson) e Montillo; Jones Carioca (Roger), Thiago Ribeiro e Wellington Paulista.
No histórico confronto de 1998, o Vitória de Geninho venceu o Cruzeiro de Levir Culpi no Mineirão. O Rubro-Negro jogou com Sérgio; Dadico, Flávio Tanajura, Eloy e Esquerdinha; Elivélton, Matuzalém e Petkovic; Donizete Pantera, Donizete Amorim e Alex Mineiro, com entradas de Elvis, Élson e Agnaldo. O time mineiro teve Dida; Marcelo Dijan, Gottardo, Marcos Paulo e Gilberto; Caio, Valdo, Gustavo e Ricardinho; Fábio Júnior e Muller, com participações de Marlon e Marcelo Ramos.
De acordo com o site oGol, nas 27 partidas em que o Vitória enfrentou o Cruzeiro como visitante, o time baiano conquistou apenas duas vitórias, somando ainda quatro empates e 21 derrotas. No total, os clubes já se enfrentaram 54 vezes, com 32 vitórias da Raposa, 12 empates e 10 triunfos rubro-negros.
No último duelo no Mineirão, pela 4ª rodada do Brasileirão de 2024, o Cruzeiro venceu por 3 a 1. Já a última vitória do Vitória no confronto foi em 2021, no Barradão, por 3 a 0. A equipe comandada por Thiago Carpini chega ao confronto em situação delicada, abrindo a zona de rebaixamento, em 17º lugar, com 31 pontos — um a menos que o Santos, primeiro time fora do Z-4.
Nenhum comentário:
Postar um comentário