Enquanto os absorventes externos podem colocar mulheres em situações desconfortáveis e constrangedoras, os absorventes internos surgem como solução para evitar vazamentos e transtornos. Porém, seu uso ainda causa dúvidas sobre colocação e riscos à saúde. Para acabar com elas, conversamos com a ginecologista Bárbara Murayama, que responde às perguntas sobre o tema.
O.b. tira a virgindade?
“O absorvente interno de tamanho pequeno não é capaz de romper o hímen. Além disso, a virgindade tem relação com o ato sexual e não com o rompimento do hímen apenas”, afirma a ginecologista.
Porém, a especialista alerta que, embora não faça perder a virgindade, o produto não é indicado para as adolescentes. “Em geral as adolescentes que são virgens não têm tanta intimidade com o próprio corpo e então encontram dificuldades para colocar o o.b.”, explica.
Solução para aquelas que ficam irritadas ou com alergias dos absorventes convencionais, além de ser recomendado para meninas que já tenham vida sexual ativa, o uso do absorvente interno deve estar rodeado de alguns cuidados. “O uso constante de o.b. durante o ciclo menstrual não faz mal desde que a mulher siga o critério de troca”, afirma a médica.
Para usar o.b. sem problemas, opte por marcas hipoalérgicas e troque em intervalos de, no máximo, 4 horas. Além de evitar que vaze, a troca correta ainda evita maiores complicações. (Itodas)
Nenhum comentário:
Postar um comentário