> TABOCAS NOTICIAS : Satélite da NASA pode reentrar na atmosfera e receberá missão de resgate

terça-feira, 23 de junho de 2026

Satélite da NASA pode reentrar na atmosfera e receberá missão de resgate

Foto: Divulgação/Nasa
A NASA está articulando uma missão inédita para tentar salvar o telescópio espacial Neil Gehrels Swift Observatory, que está perdendo altitude e pode reentrar na atmosfera terrestre nos próximos meses. O problema ocorre devido ao aumento do arrasto atmosférico causado pela atividade solar, que tem expandido as camadas superiores da atmosfera.  As informações são do Metrópoles

Lançado em 2004 e sem sistema de propulsão, o observatório vem tendo sua órbita gradualmente reduzida ao longo dos anos. Para evitar sua destruição, a agência espacial norte-americana firmou parceria com a empresa Katalyst Space Technologies, que desenvolverá uma nave capaz de se aproximar, acoplar e elevar o satélite para uma órbita mais estável.

Segundo informações divulgadas, a missão — chamada de “Swift Boost” — deve ser lançada nos próximos meses e representa um feito inédito na história da exploração espacial, ao tentar realizar o reboque e reposicionamento de um telescópio em pleno funcionamento. O objetivo é prolongar a vida útil do equipamento e evitar sua reentrada descontrolada na atmosfera terrestre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário