> TABOCAS NOTICIAS : Supremo nega pedido de suspensão da renovação automática de CNH

sexta-feira, 30 de janeiro de 2026

Supremo nega pedido de suspensão da renovação automática de CNH

Dino considerou que a autora não tem legitimidade para impetrar a ação
Antonio Augusto/STF
Por falta de legitimidade da parte autora, o ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal, rejeitou sem análise de mérito a ação direta de inconstitucionalidade que questionava a renovação automática da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de motoristas que não tenham recebido multas de trânsito nos 12 meses anteriores. Via Conjur

A ação foi proposta pela Associação Brasileira de Psicologia do Tráfego (Abrapsit) contra um trecho da Medida Provisória 1.327, de 9 de dezembro de 2025, que dispensa o condutor cadastrado no Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC) dos exames médicos e psicológicos para a renovação da CNH.

Dino avaliou que a Abrapsit não tem abrangência nacional, nem há homogeneidade nas categorias representadas por ela. Esses requisitos são necessários para que uma entidade de classe possa ajuizar ação de controle concentrado de leis no STF.

A qualificação como entidade de classe, explicou o ministro, pressupõe a representação de uma categoria homogênea. A Abrapsit, no entanto, reúne grupos heterogêneos, incluindo um conselho de fiscalização profissional, uma gestora de planos de saúde, uma clínica médica e associações civis de finalidades institucionais diversas e particulares.

No que diz respeito à abrangência nacional, o relator destacou que a simples dispersão geográfica de associados pelo território brasileiro não é suficiente para cumprir esse requisito. Segundo a jurisprudência do Supremo, é necessária a comprovação da atuação concreta e efetiva da entidade de classe em pelo menos nove estados. Com informações da assessoria de imprensa do STF.

Clique aqui para ler a decisão
ADI 7.924

Nenhum comentário:

Postar um comentário