Seguridade social e segurança pública são as principais áreas de destino dos valores obtidos com as vendas de apostas. Comitês olímpico e paralímpico também recebem parte dos recursos. Fonte: Caixa Econômica Federal, dezembro de 2025 / Gabriel Zanlorenssi - nexojornal
A Mega da Virada, que será nesta quarta-feira (31), vai pagar o maior prêmio da história das loterias brasileiras: R$1 bilhão para quem acertar os seis números entre os 60 do sorteio.
Como o Nexo já mostrou, o total arrecadado com a Mega da Virada supera com folga o valor distribuído em prêmios. Mesmo somando os pagamentos da sena (seis números acertados), da quina (cinco) e da quadra (quatro), a arrecadação costuma ser mais de 2,5 vezes maior que a premiação.
Parte do valor distribuído na Mega da Virada vem de recursos acumulados em outros concursos da Mega-Sena ao longo do ano. Como esses valores não são arrecadados no próprio sorteio, a comparação direta entre arrecadação e pagamento naquele concurso ajuda a explicar por que a arrecadação pode ser cerca de 2,5 vezes maior que o total efetivamente distribuído em prêmios.
Pela legislação, 43,78% do valor arrecadado em cada concurso é destinado à premiação bruta, antes da incidência do imposto de renda. Outros 19,13% vão para despesas operacionais, como a remuneração das lotéricas. O restante é repartido entre quatro áreas: seguridade social, segurança pública, cultura e esporte.
O gráfico interativo abaixo mostra como esses recursos são distribuídos, de acordo com as regras em vigor em dezembro de 2025. Você pode clicar na legenda ou diretamente em um dos quadrados para visualizar apenas um dos grupos do gráfico. Clique novamente para voltar à visão inicial.
Destino da arrecadação da Mega-Sena
Em % da arrecadação do sorteio
Prêmio 43,79%
Operacional 19,13%
Seg. social 17,32%
Seg. pública 9,80%
Esporte 7,05%
Cultura 2,91%
30,65% Prêmio líquido
13,14% Imposto de renda
9,57% Custeio de despesas operacionais
8,61% Comissão dos lotéricos
17,32% Seguridade social
6,80% Fundo Nacional de Seg. Pública
3,00% Fundo Penitenciário Nacional
Nenhum comentário:
Postar um comentário