Meta inclui ampliar alfabetização, conectividade e consolidar políticas educacionais
Postado por Adriele Oliveira / educamaisbrasil

O Ministério da Educação (MEC) definiu como meta universalizar o ensino integral na educação básica até 2026, alcançando todos os territórios do país. Atualmente, o modelo está presente em cerca de 90% das regiões, e a pasta pretende concluir ainda em dezembro a estratégia que vai orientar a expansão. Fonte: Agência Brasil
Além da ampliação das matrículas em tempo integral, o MEC acompanha os resultados dos exames nacionais de alfabetização, com expectativa de atingir 64% das crianças alfabetizadas na idade correta nos próximos ciclos. Outro objetivo é elevar para 80% o número de escolas com acesso à internet para uso pedagógico até 2026, índice que hoje é de 64%.
Expansão do ensino integral e prioridades estratégicas
O plano do MEC inclui a consolidação do Programa Pé-de-Meia como política educacional permanente, voltada à permanência e progressão dos estudantes do ensino médio. A iniciativa busca garantir que jovens continuem na escola, avancem nas etapas e se mantenham engajados no processo formativo.
Entre as prioridades para o próximo ano está também o Compromisso Nacional Toda Matemática, lançado recentemente para fortalecer o aprendizado na área e integrar redes de ensino, em modelo semelhante ao pacto nacional pela alfabetização.
Ensino integral exige mais que carga horária ampliada
De acordo com as diretrizes do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), uma matrícula é considerada de tempo integral quando cumpre ao menos sete horas diárias, cinco dias por semana. No entanto, o MEC destaca que o desafio vai além do tempo ampliado em sala.
A oferta de educação integral envolve formação continuada de professores, infraestrutura adequada e diversificação dos espaços de aprendizagem, incluindo áreas para atividades artísticas, esportivas, culturais e de convivência. A construção de ambientes que valorizem práticas pedagógicas colaborativas e integradas também faz parte das metas da pasta.
Ações intersetoriais e atenção às especificidades regionais
O fortalecimento de parcerias entre diferentes áreas do governo é apontado como essencial para ampliar o impacto das políticas educacionais. As ações pretendem envolver setores como saúde, cultura e esporte, ampliando o alcance dos serviços públicos oferecidos às comunidades escolares.
O MEC reforça ainda que a expansão do ensino integral deve considerar as características e necessidades de cada território, orientando currículos, metodologias e uso dos espaços de forma alinhada às realidades locais.
As medidas foram discutidas durante o encontro Educação Integral Impacto Real, promovido pelo Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), Instituto Natura e Instituto Sonho Grande (ISG).
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