> TABOCAS NOTICIAS : Moraes dá cinco dias para defesa de Augusto Heleno apresentar documentos que comprove Alzheimer

sábado, 29 de novembro de 2025

Moraes dá cinco dias para defesa de Augusto Heleno apresentar documentos que comprove Alzheimer

Ministro do STF cobra documentos após PGR defender prisão domiciliar para o general condenado por tentativa de golpe
General Augusto Heleno
Paola Cuenca, Murillo Otavio -  SBT News
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou prazo de cinco dias para que a defesa do general Augusto Heleno apresente documentos que comprovem o diagnóstico de Alzheimer.

No despacho deste sábado (29), Moraes afirma que a defesa não apresentou documentos, exames ou qualquer comprovação da doença entre os anos de 2018 e 2023. O ministro lembra, também, que Augusto foi interrogado em junho deste ano, junto com a equipe de defesa, e que nada foi declarado à época.

Heleno, de 78 anos, informou ter a doença no exame de corpo de delito feito antes de ser preso na última terça. O diagnóstico foi usado pela defesa como argumento para conseguir o direito de cumprir a pena em regime domiciliar. Ele está detido no Comando Militar do Planalto, em Brasília.

A solicitação de Moraes acontece depois da Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifestar a favor da prisão domiciliar do general, um dos condenados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado.

No parecer, o procurador-geral, Paulo Gonet, afirmou que "circunstâncias postas" sobre saúde e idade avançada do ex-ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional do governo de Jair Bolsonaro (PL) "indicam a necessidade de reavaliação e flexibilização do custodiado".

A defesa afirma que Heleno tem Alzheimer desde 2018. Condenado a 21 anos de prisão em regime inicial fechado, ele ocupou o comando do GSI durante todo o governo Jair Bolsonaro, iniciado em 2019.

Heleno e o general da reserva Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa e ex-comandante do Exército, foram presos pela Polícia Federal na terça-feira (25) e levados ao Comando Militar do Planalto. Segundo Gonet, exames realizados no dia da prisão confirmaram que o estado de saúde do general é frágil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário