Por Andreza de Oliveira | Folhapress
Foto: EBC/Agência Brasil

Alagoas, Ceará, Distrito Federal, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraná e Santa Catarina são os estados que afirmaram à Folha fornecer tratamento de fototerapia aos pacientes com vitiligo pelo SUS.
O vitiligo é uma condição crônica, autoimune e ainda sem causa específica é caracterizada pela despigmentação da pele. As manchas podem aparecer em qualquer momento da vida, por motivos diversos e em qualquer região do corpo. Nesta sexta-feira (1), é comemorado o Dia Nacional dos Portadores de Vitiligo .
A dermatologista Alice Lobo, do Hospital Vila Nova Star da Rede D'or, explica que, na esfera privada, nem sempre o tratamento com fototerapia é acessível, mas é um dos principais métodos para estimular a repigmentação da pele na área afetada pelo vitiligo.
"Durante esse tratamento, a pele lesionada é exposta a uma luz controlada que ajuda a reativar os melanócitos, que são as células que produzem o pigmento da pele", afirma.
Segundo ela, são feitas, em média, de 2 a 3 sessões por semana em hospitais ou consultórios para um bom resultado. "Nem todo mundo precisa ou pode fazer fototerapia. Ela costuma ser indicada para pacientes com manchas em crescimento e sem resposta a tratamentos como pomadas", afirma. Mais no bahianoticias
Nenhum comentário:
Postar um comentário