Foto: Reprodução / Jovens Pela ZN
Um incêndio de grandes proporções atingiu o Dique da Vila Gilda, em Santos, litoral de São Paulo, na tarde desta quinta-feira (28/08), destruindo aproximadamente 50 moradias. Diante da gravidade da situação, um jovem foi flagrado tentando combater as chamas de maneira improvisada, subindo no telhado de uma residência com um balde de água, enchendo-o na caixa d’água e tentando apagar o fogo. O momento foi registrado e repercutiu nas redes sociais. Via 180graus
O incêndio teve início por volta das 13h40 na Rua Caminho São Sebastião, mobilizando 14 viaturas e 49 bombeiros para conter as chamas. Até o fim da tarde, três pessoas ficaram feridas: um homem com traumatismo craniano e duas mulheres que inalaram fumaça, recebendo atendimento médico no local.
Além do Corpo de Bombeiros, equipes da Defesa Civil municipal e estadual, SAMU, Guarda Civil Municipal e Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) atuaram no resgate e na proteção dos moradores. Também foram disponibilizados serviços de proteção social para aqueles afetados.
Este é o segundo incêndio de grande porte registrado na mesma comunidade em menos de um mês. No dia 1º de agosto, outro fogo destruiu cerca de 100 moradias em palafitas na mesma região, resultando na morte de uma mulher de 60 anos que se recusou a deixar sua residência no momento das chamas.
Autoridades estaduais e federais têm acompanhado o caso. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva já havia criticado a precariedade das palafitas na região, enquanto o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, anunciou a entrega de mais de 2 mil apartamentos para atender famílias que viviam em condições precárias, incluindo cerca de mil famílias da Vila Gilda.
A situação permanece sob monitoramento das autoridades, que organizam assistência humanitária para as famílias atingidas, garantindo abrigo, alimentação e apoio social.
Nenhum comentário:
Postar um comentário