Iniciativa do Ministério das Comunicações, em parceria com o BNDES, vai beneficiar municípios de até 30 mil habitantes em 20 estados brasileiros
Agência Gov | Via MCom
Divulgação
Iniciativa vai beneficiar municípios de até 30 mil habitantes em 20 estados brasileiros

Os recursos, provenientes do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (FUST), foram direcionados ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), responsável pela contratação das empresas. O ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, detalhou o repasse, que representa um foco maior nas áreas desassistidas.
“Desde agosto de 2023, estamos fazendo os repasses, que hoje somam pouco mais de 395 milhões de reais. Esse é parte de um investimento para levar acesso e inclusão digital, rompendo ciclos de exclusão existentes em áreas distantes dos grandes centros do país”, destacou o ministro.
O investimento permitirá que diversos municípios, em 20 estados do Brasil, recebam internet ou melhorias no serviço.
Entre os estados contemplados com a contratação dessa nova leva de provedores estão:
Norte – Acre, Amazonas, Rondônia e Pará
Nordeste – Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia
Sudeste – Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo
Centro-Oeste – Goiás e Mato Grosso do Sul
Sul – Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul
“Com o apoio a micro, pequenas e médias empresas provedoras de internet, o Fust contribui para democratizar o acesso ao crédito e estimular a interiorização da banda larga em todo o país. A expansão do acesso à internet é fundamental para garantir que os jovens tenham mais oportunidades num mundo cada vez mais digitalizado. Essa é uma prioridade do governo Lula", explica o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante”.
No início do ano, o Ministério das Comunicações e o BNDES expandiram em 75% as linhas de apoio para provedores de micro, pequeno e médio porte (MPME) voltadas à expansão da internet no país. Com a criação de duas novas modalidades dentro do programa, o orçamento, que era de R$ 200 milhões, já passa de R$ 350 milhões. A parceria agora é operada de três formas: além do Fust Equipamentos, foram adicionadas as linhas Crédito Conectividade e Emergencial.
O FUST
O FUST é gerido pelo Conselho Gestor vinculado ao MCom e tem como missão promover a inclusão digital em todo o país. O apoio aos pequenos provedores, aliado ao financiamento de infraestrutura em regiões remotas, representa um passo concreto para que o Brasil se torne uma nação plenamente conectada — com internet de qualidade, acessível e presente onde antes não chegava.
Nenhum comentário:
Postar um comentário