Segundo o Conselho Federal de Odontologia, morango do amor pode prejudicar os dentes
Por Juana Castro - Via AratuOn
Morango do Amor | Foto: reprodução/Instagram/Igorochaoficial

Casos de acidentes com morango do amor aumentam
Segundo o CFO, vídeos publicados nas redes mostram pessoas perdendo lentes de contato dentais ou dentaduras ao morder a casca de caramelo que envolve o doce. Também há relatos de pacientes que tiveram contenções ou próteses arrancadas.
Inspirado na maçã do amor, o morango do amor é feito com brigadeiro branco e caramelo endurecido, o que, de acordo com o conselho, pode causar fraturas dentárias, especialmente em quem possui restaurações nos dentes da frente.
Recomendações para consumo do morango do amor
Imagem ilustrativa | Foto: Cottonbro Studio/Pexels


A orientação do CFO é que, caso a pessoa decida consumir o doce, inicie pela parte mais fina do caramelo usando os dentes incisivos, ou corte a casca com uma faca. A mastigação deve ser feita com os dentes molares, que são mais resistentes.
O alto teor de açúcar do doce também preocupa os profissionais, por elevar o risco de cáries. O conselho recomenda a escovação e uso do fio dental imediatamente após o consumo para remover resíduos e o caramelo, que tende a aderir com facilidade à superfície dos dentes.
Pessoas com facetas, próteses fixas ou removíveis, e aparelhos ortodônticos devem evitar alimentos pegajosos e duros como o morango do amor. “Dependendo do acidente, é possível haver danos irreversíveis aos dispositivos, que podem ser arrancados da boca por ficarem grudados”, afirma o CFO em nota.
Além dos danos aos dispositivos, o impacto pode causar lesões na mucosa oral. A sugestão, nesses casos, é buscar versões do doce sem o caramelo endurecido.
Cabe ressaltar que qualquer acidente deve ser tratado com urgência, segundo o CFO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário