Processo pode ser realizado tanto de forma presencial, comparecendo a Junta de Serviço Militar mais próxima ou online
Foto: Reprodução/ESPECEX

Segundo matéria do InfoMoney, o processo de inscrição deve ser realizado nos primeiros seis meses do ano em que os homens completam 18 anos. Apesar disso, brasileiros naturalizados e aqueles que não se alistaram no período correto, em anos anteriores, também poderão prestar o serviço.
Caso o alistamento não seja feito, os homens em débito com o serviço militar não poderão obter passaporte, se inscrever em concurso público, obter carteira profissional, prestar exame ou se matricular em estabelecimentos de ensino.
“O brasileiro que não se apresentar para a seleção durante a época de seleção do contingente de sua classe ou que, tendo-o feito, se ausentar sem a ter completado, será considerado refratário (Arts. 24 e 26 da Lei do Serviço Militar)”, informa o governo federal, via Ministério da Defesa.
Quem estiver em débito com o Serviço Militar não poderá:Obter passaporte ou prorrogação de sua validade;
Ingressar como funcionário, empregado ou associado em instituição, empresa ou associação oficial, oficializada ou subvencionada; assinar contrato com o Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios;
Prestar exame ou se matricular em qualquer estabelecimento de ensino;
Obter carteira profissional, registro de diploma de profissões liberais, matrícula ou inscrição para o exercício de qualquer função e licença de indústria e profissão;
Inscrever-se em concurso para provimento de cargo público;
Exercer, a qualquer título, sem distinção de categoria ou forma de pagamento, qualquer função pública ou cargo público, eletivos ou de nomeação; e receber qualquer prêmio ou favor do Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios.
Para realizar sua inscrição no Alistamento Militar é necessário apresentar a certidão de nascimento ou, no caso de brasileiros naturalizados, a prova de naturalização ou certidão do termo de opção, além de comprovante de residência ou declaração assinada.
Outra importante recomendação é levar um documento oficial com fotografia (carteira de identidade; carteira de trabalho; carteira profissional; ou outro documento público) que permita a identificação.
Realizada a inscrição, o jovem passa pela etapa de “Seleção Geral”, onde será submetido a exames médicos e físicos, testes de conhecimentos gerais e psicológicos, e por entrevista. Após passar por este processo, o rapaz pode já ser dispensado ou encaminhado para uma nova etapa.
Em caso de incapacidade absoluta, ou seja, o jovem não pode comparecer à junta militar, ele poderá ser representado por seu tutor ou curador, legalmente instituído, mediante a apresentação da documentação comprobatória.
Aqueles interessados em realizar a inscrição podem fazer tanto de forma presencial, comparecendo a Junta Militar mais próxima, localizando por meio deste site: (https://alistamento.eb.mil.br/servico/jsm). Já na modalidade online, a inscrição pode ser feita por meio do site: (https://alistamento.eb.mil.br/alistamento)
Nenhum comentário:
Postar um comentário