Ferramenta contra 'robocalls' e golpes já funciona em parte dos celulares
Sistema chamado Origem Verificada identifica ligações com nome de uma empresa, mas depende da adesão das companhias, que ainda é pequena.
Por Lara Castelo / g1

Golpes por telefone com números falsos e chamadas que desligam ao serem atendidas são práticas que atormentam milhões de brasileiros e que o sistema chamado Origem Verificada promete combater.
Desenvolvida por operadoras de telecomunicações em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a tecnologia de celulares ainda dá os primeiros passos no Brasil.
A ferramenta identifica quem está ligando — e, em alguns casos, até o motivo da chamada — mesmo quando o número não está salvo no celular.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/n/O/DiFAqIT32tyaJykntQXA/250529-identificacao-chamadas-v.png)
Como são as chamadas com o Origem Verificada. — Foto: g1
Cabe às empresas que pretendem fazer ligações, como bancos e call centers, pagarem para adotar o recurso. E o volume de adesões, por enquanto, é pequeno, segundo a entidade responsável pela implementação do sistema. Leia tudo no g1.globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário