> TABOCAS NOTICIAS : Dia Mundial de Higiene das Mãos: cuidado simples que salva vidas

segunda-feira, 5 de maio de 2025

Dia Mundial de Higiene das Mãos: cuidado simples que salva vidas

Uma das mensagens mais importantes da campanha está relacionada aos cinco momentos de higiene das mãos na prestação de cuidados a pacientes em serviços de saúde. Conheça quais são
Agência Gov | Via Anvisa
Marcello Casal jr/Agência Brasil
Todos os anos, é celebrado, em 5 de maio, o Dia Mundial d e Higiene das Mãos. Todos os anos, a correta higiene das mãos protege milhões de vidas. Está aí a importância da campanha criada pela Organização Mundial da Saúde, a OMS, que neste ano traz como tema “Luvas, às vezes. Higiene das mãos, sempre.”

A campanha reforça a necessidade de práticas adequadas de higiene das mãos, conforme os cinco momentos, o uso correto de luvas e a conscientização sobre o impacto ambiental causado pelo descarte das luvas.

No Brasil, a iniciativa conta com o apoio da Anvisa, em conjunto com as Vigilâncias Sanitárias (Visas) dos estados, do Distrito Federal (DF) e dos municípios, e em parceria com a Organização Pan-Americana d a Saúde (Opas/OMS).

Mãos higienizadas, mãos seguras
Uma das mensagens mais importantes da campanha está relacionada aos cinco momentos de higiene das mãos na prestação de cuidados a pacientes em serviços de saúde. E quais são eles? 

Vamos lá:
1) Antes de tocar o paciente .
2) Antes da realização de procedimentos limpos/assépticos .
3) Após o risco de exposição a fluidos corporais .
4) Após tocar o paciente .
5) Após tocar superfícies próximas ao paciente.

Para isso, é preciso ter acesso fácil aos produtos a serem utilizados, como a preparação alcoólica para a higiene das mãos.

Custo x benefício
Você sabia que as ações de higiene das mãos representam um baita negócio? É isso mesmo. As práticas previstas no programa de capacitação dos serviços de saúde consistem num investimento inteligente. Elas oferecem um retorno excepcional por cada valor e tempo aplicados no que diz respeito à prevenção das infecções relacionadas à assistência à saúde (Iras) e também da resistência microbiana aos antimicrobianos nos serviços de saúde. Leia tudo na agenciagov

Nenhum comentário:

Postar um comentário