> TABOCAS NOTICIAS : Crédito do Trabalhador: Portabilidade de empréstimo entre bancos começou nesta sexta (16)

domingo, 18 de maio de 2025

Crédito do Trabalhador: Portabilidade de empréstimo entre bancos começou nesta sexta (16)

Programa criado em março pelo Governo Federal já soma R$ 11,3 bilhões em consignados aprovados para mais de 2 milhões de trabalhadores no país
Agência Gov | Via Secom/PR
Os trabalhadores com carteira assinada que têm um empréstimo consignado ou um crédito pessoal podem renegociar sua dívida utilizando a portabilidade para outra instituição financeira a partir desta sexta-feira, 16 de maio, por meio do Crédito do Trabalhador. Assim, o trabalhador poderá migrar a sua dívida antiga para uma instituição financeira habilitada pelo programa que ofereça taxas de juros mais baixas.

Para isso, o trabalhador deverá procurar o banco, pois essa troca ainda não pode ser feita pela Carteira de Trabalho Digital. No próximo dia 6 de junho, poderá ocorrer a migração de qualquer dívida de qualquer banco, inclusive as linhas do Crédito do Trabalhador.

Com essa iniciativa, o Governo Federal espera que o trabalhador possa reduzir a taxa de juros da sua dívida original e, caso tenha margem consignável, aumentar o valor do novo empréstimo. Quando o trabalhador migra para o Crédito do Trabalhador, ele automaticamente quita a dívida antiga, fazendo um novo empréstimo. Todos os bancos habilitados têm a lista de todos os trabalhadores com Crédito Direto ao Consumidor (CDC) ou consignados.

“Essa forma provoca uma espécie de leilão entre bancos, já que a instituição financeira pode baixar mais ainda os juros para não perder o cliente”, destacou o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho. “O CDC hoje tem uma taxa de juros de mais de 8%, e o trabalhador poderá conseguir nesta troca renegociar a dívida dele com juros por menos da metade. Com isso, terá um alívio financeiro do seu salário, e reduzirá o seu endividamento”, completou o ministro. Mais na agenciagov

Nenhum comentário:

Postar um comentário