> TABOCAS NOTICIAS : ANS vai decidir sobre plano de saúde simplificado só depois de decisão do STJ

domingo, 25 de maio de 2025

ANS vai decidir sobre plano de saúde simplificado só depois de decisão do STJ

Foto: Divulgação
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) só finalizará a avaliação sobre a criação de um plano de saúde simplificado após o Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidir, de forma definitiva (com trânsito em julgado), sobre a competência do órgão para regulamentar produtos e serviços.

Nesta sexta-feira (23), após reunião extraordinária da diretoria colegiada, a ANS divulgou uma nota informando que decidiu instituir uma câmara técnica para "avaliar criticamente os aspectos técnicos, jurídicos, econômicos e regulatórios" da nova modalidade. O grupo também terá como objetivo "aprofundar o debate sobre a proposta de implementação de um ambiente regulatório experimental (sandbox regulatório) para testar o produto".

O plano simplificado, proposto em fevereiro, ainda está em estudo na ANS. A proposta prevê um modelo mais acessível, com cobertura apenas para consultas eletivas e exames, excluindo internações, emergências, cirurgias e terapias. Se aprovado, a estimativa da agência é que cerca de 10 milhões de pessoas possam aderir a esse novo formato.

A ANS considera essencial aguardar a decisão final do STJ para garantir segurança jurídica. A câmara técnica terá um prazo inicial de três meses, passível de prorrogação, e será composta por:

Dois representantes indicados por cada membro da Câmara de Saúde Suplementar (Camss);
Dois representantes de cada diretoria da ANS;
Dois representantes da Associação dos Servidores e demais trabalhadores da ANS (Assetans). Via BN

Nenhum comentário:

Postar um comentário