O ovo, ora considerado vilão pelo aumento do colesterol, ora mocinho por compor dietas de emagrecimento e desenvolvimento muscular, tem sua conservação influenciada pela forma de armazenamento.
POR Eder Alves / npexpresso
Ovos frescos podem ser consumidos de três a cinco semanas após serem armazenados na geladeira, entre 1°C e 4°C. Após esse período, o alimento ainda pode ser consumido, desde que armazenado corretamente, embora com menor qualidade.
Fora da geladeira, ovos duram de uma a duas semanas, dependendo da temperatura e umidade do ambiente. A temperatura ambiente acelera a deterioração e aumenta o risco de contaminações, como por Salmonella.
Onde guardar os ovos na geladeira?
Ovos nunca devem ser guardados na porta da geladeira. O ideal é armazená-los em uma prateleira interna, em uma vasilha com tampa, na parte mais fria da geladeira, para garantir temperatura constante e adequada. Isso preserva a frescura por mais tempo e evita que mudanças bruscas de temperatura, como as da porta, comprometam sua qualidade.
Ovo cozido com casca dura uma semana na geladeira. Já o ovo cozido sem casca tem validade menor: de dois a três dias, devido à falta da proteção da casca, o que o torna mais suscetível à deterioração e contaminações.
Teste da luz
Em caso de dúvida sobre a qualidade do ovo, utilize o teste da luz: em ambiente escuro, aproxime o ovo de uma lanterna ou da tela do celular. Se a gema e a clara estiverem separadas, com a gema ligeiramente flutuando no centro, o ovo está fresco. Se a gema estiver mais fluida e misturada com a clara, o ovo não está tão fresco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário