> TABOCAS NOTICIAS : Salvador registra maior queda na desocupação entre as capitais do Brasil, afirma Pnad

sábado, 23 de novembro de 2024

Salvador registra maior queda na desocupação entre as capitais do Brasil, afirma Pnad

Foto: Arquivo / Agência Brasil
A capital baiana registrou a maior queda no percentual de desocupação entre as capitais brasileiras, com uma taxa de 11% no 3° trimestre do ano (agosto, setembro e outubro), enquanto no trimestre anterior (maio, junho e julho) a taxa foi de 15%. O levantamento foi realizado pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) em todo o país e divulgados pelo IBGE.

Em comparação ao ano passado, no terceiro trimestre de 2023 a taxa era de 15,1% - ou seja, houve uma redução, em um ano, de 4,1 pontos percentuais. Segundo a pesquisa, a população ocupada em Salvador neste terceiro trimestre é de 1,4 milhão de pessoas, 107 mil a mais do que o observado no trimestre anterior. Entre os setores econômicos que mais cresceram estão trabalhadores de serviços, vendedores de comércios e mercados; trabalhadores qualificados, operários e artesãos da construção,das artes mecânicas e afins; e ocupações elementares.

Mila Paes, secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), afirma que a geração de empregos é um desafio estrutural de Salvador, e a Prefeitura decidiu encará-lo. “Identificamos setores estratégicos da cidade que estão em crescimento, como construção civil, energia solar, saúde, logística e varejo. Diante disso, criamos trilhas de formação para as pessoas nesses setores. Além disso, oferecemos toda a intermediação de mão-de-obra com o Simm. Ou seja, é o maior programa de capacitação da história de Salvador, e crescerá ainda mais a partir do ano que vem”, disse.

Atuando neste cenário, a Semdec lançou programas como o Treinar para Empregar, que já capacitou quase 70 mil pessoas desde 2021. Para os próximos quatro anos, a meta é de atender outras 100 mil.

Outras iniciativas, como o Invista Salvador, visam facilitar a abertura e a chegada de empresas na capital baiana. “São projetos para auxiliar a quem quer investir, a quem quer gerar trabalho na cidade. Através do programa, a gestão municipal dá a mão ao investidor e ao empresário e acompanha a jornada dele desde o interesse até a abertura do negócio”, completou Mila Paes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário