A Prefeitura de Itabuna, através do Departamento de Combate às Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, prossegue com os mutirões de combate ao mosquito Aedes aegypti, causador da dengue, zika vírus e chikungunya. Nesta terça-feira, dia 27, os agentes fizeram trabalho focal, com a coleta de larvas e tratamento nos reservatórios de domicílios nos bairros Mangabinha, São Roque, Castália e Corbiniano Freire.
Atualmente, Itabuna está no 4º ciclo de combate às larvas do mosquito e com um índice de infestação de 1,5%. “Seguimos firmes no controle da dengue e demais arboviroses e já concluímos 80% dos ciclos, sendo que o Ministério da Saúde preconiza seis ciclos por ano de combate ao Aedes aegypti”, afirmou a coordenadora de Combate às Endemias, Luciamar Ribeiro.
Segundo ela, o 4º ciclo está previsto para ser concluído no mês de setembro. “Por isso, é preciso muita atenção nesse período de ocorrências de sol e chuva intermitentes, porque isso facilita a proliferação das larvas”, alertou.
A coordenação de Combate às Endemias também destacou a necessidade de vedação dos reservatórios de água de forma correta e mantê-los sempre limpos. “Nosso maior problema ainda é o armazenamento irregular e acúmulo de lixo em quintais e terrenos baldios. Por conta disso, sempre pedimos aos moradores que colaborem com as ações dos Agentes de Combate às Endemias”, lembrou Lucimar.
A coordenadora disse ainda que é fundamental a participação das famílias e das pessoas, incluindo vizinhos, que devem se manter vigilantes para que o índice de infestação continue baixo. “Cada um pode tirar pelo menos 10 minutos por semana para vistoriar locais onde o acúmulo de água da chuva seja possível. O esforço deve ser conjunto”, sustentou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário