O primeiro processo seletivo para pessoas idosas na UnB foi um sucesso e teve mais de 2 mil inscritos.
Foto: Luís Gustavo Prado (Secom UnB).
A Universidade de Brasília (UnB) realizou a primeira seleção de pessoas idosas, com 60 anos ou mais. Ao todo, o campus Darcy Ribeiro recebeu mais de 2 mil candidatos que estavam em busca de uma vaga no ensino superior. Chega de etarismo! Por Vitor Guerra / SNB - Com informações de UnB
A primeira edição do Processo Seletivo 60mais, faz parte da Política de Envelhecimento Saudável, Participativo e Cidadão da instituição. A prova foi pra lá de especial, uma redação com o tema “Direto à Universidade e ao Envelhecimento Saudável”.
“Eu gosto de estudar, eu leio muito. Eu estou feliz, mas também assustada, porque na minha idade era pra eu estar lá no cantinho. Mas a minha filha me trouxe e disse: ‘mãe, você é capaz!’”, disse Maria Elisa, de 88 anos e candidata para uma vaga em Geografia.
Inclusão e cidadania
A prova foi um show de inclusão.
O tema da redação não foi escolhido à toa.
Os mais de 2 mil inscritos dissertaram sobre um tema que eles conhecem bem. “Direito à Universidade e ao Envelhecimento Saudável”.
“Ficamos surpresos e felizes com a repercussão da iniciativa”, disse Diêgo Madureira, decano do Ensino de Graduação da UnB.
Primeira edição
Na primeira edição da seleção, a UnB abriu 136 vagas em 37 cursos presenciais.
As oportunidades estão distribuídas nos quatro campi da Instituição.
A mais concorrida foi a Psicologia, que teve 566 candidatos e duas vagas disponíveis.
Os aprovados já começam as aulas no primeiro semestre letivo da Universidade, que tem aulas a partir de 18 de março.
Fazendo história
Para a reitora Márcia Abrahão, a medida mostra que a UnB está na vanguarda.
“A UnB continua na vanguarda, pioneira, e fazendo história no país”, disse.
A profissional destacou ainda a importância da medida e disse que ouviu relatos que a deixaram emocionada.
“Estamos vivendo um marco na Universidade de Brasília. Foi um dia histórico para a nossa comunidade e também para o Distrito Federal. Antes do início das provas, passei em algumas salas de aula para desejar boa sorte aos participantes e escutei relatos emocionados”, contou.
Dona Maria Elisa foi incentiva pela filha e quer uma vaga para cursar Geografia na universidade. Foto: Luís Gustavo Prado (Secom UnB).
Nenhum comentário:
Postar um comentário