Foto: Rovena Rosa / Agência Brasil
Após uma Black Friday decepcionante, o setor varejista enfrentou um período natalino abaixo das expectativas neste ano. Conforme apontado pelo Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian, as vendas entre os dias 18 e 24 deste ano apresentaram uma queda de 1,4% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Durante o final de semana que compreendeu o Natal, o recuo chegou a 10,7%. *Por Ana Paula Branco | Folhapress
Esse indicador avalia a movimentação dos consumidores nas lojas físicas com base na quantidade de CPFs consultados no momento da compra ou ao solicitar crédito para todos os meios de pagamento.
Com base nesse critério, que não leva em consideração o valor das vendas, 2023 caminha para ter registrado o pior desempenho natalino dos últimos três anos. A perspectiva é que a última semana do ano não seja capaz de reverter a situação, considerando que o período natalino é um dos mais aguardados pelo varejo.
O percentual de queda, no entanto, não é tão desfavorável quanto o registrado em 2020, o primeiro ano da pandemia, quando as vendas no período diminuíram 10,3%.
No ano de 2021, o levantamento indicou um aumento de 2,8% nas vendas do varejo físico. Já no ano passado, a alta foi de apenas 0,4%.
As vendas natalinas no varejo físico paulista também não foram encorajadoras, registrando uma queda de 1,2% durante a semana e de 9,6% no final de semana.
Luiz Rabi, economista-chefe da Serasa Experian, sugere que o fato de o dia 24 ter sido um domingo pode ter impactado negativamente nas vendas do final de semana, considerando que este é geralmente o dia mais fraco para o comércio.
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