Segundo o médico, o presidente deverá usar andador até que retome o equilíbrio
Foto: Imagem/Divulgação/Sírio-Libanês
O quadro pós-cirúrgico do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que fez cirurgia, nesta sexta-feira (29), para tratar uma artrose na região do quadril é bastante favorável. A operação foi realizada no hospital particular Sírio-Libanês, em Brasília, onde o mandatário chegou para internação por volta das 8h, acompanhado da primeira-dama, Janja da Silva.
“Ele (Lula) acordou muito bem já está conversando”, disse o ortopedista Giancarlo Polesello, chefe da equipe da operação. Segundo o médico, o presidente deverá usar andador até que retome o equilíbrio.
“Vai usar andador por conta do equilíbrio. Geralmente um paciente submetido a uma cirurgia desse porte tem dificuldade de equilíbrio”, informou.
De acordo com o ortopedista, Lula deve retornar ao Alvorada no início da próxima semana. “A expectativa é que segunda ou terça-feira, no mais tardar, ele estará no Alvorada”.
Ele tinha uma artrose importante, bastante proeminente. Provavelmente, depois das dores da operação, até a 2 semana ele vai ter algum sintoma, até a 6 semana ele vai ter alguns sintomas, até a 12 semana a dor deve ceder completamente
Outro procedimento – O presidente também foi submetido a uma blefaroplastia, procedimento realizado na pálpebra. “É um procedimento médico, ele tinha alterações que atrapalhavam muito o dia-a-dia do presidente. Esse procedimento é uma indicação médica mesmo, não é por estética”, disse Roberto Kalil, médico pessoal de Lula.
O procedimento cirúrgico ao qual o presidente foi submetido é chamado artroplastia total do quadril, do lado direito, com anestesia geral. Na prática, a operação consiste na substituição da articulação lesionada, que tem causado fortes dores no mandatário há pelo menos um ano, por uma prótese.
Nenhum comentário:
Postar um comentário