> TABOCAS NOTICIAS : Alunos brasileiros criam braço robótico para ajudar crianças com paralisia

terça-feira, 7 de fevereiro de 2023

Alunos brasileiros criam braço robótico para ajudar crianças com paralisia

Alunos de Etecs de São Paulo criam um braço robótico que vai ajudar crianças com paralisia. 
- Fotos: Reprodução/Vídeo
Essa garotada é o nosso futuro! Alunos criaram um projeto incrível de um braço robótico para auxiliar crianças com paralisia cerebral nas fisioterapias. O equipamento é capaz de reproduzir movimentos humanos em tempo real. Por Jéssica Souza / SNB

E todos são brasileiros, estudantes de Escolas Técnicas de São Paulo (ETECs), que são instituições de ensino médio, técnico e integrado.

O protótipo é resultado de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e foi apresentado na 7ª edição do Congresso Latino-Americano de Órgãos Artificiais e Biomateriais. “Foi incrível. Nosso projeto foi reconhecido como o melhor da sessão em Neuroreabilitação, apesar de estarmos em meio a muitos projetos de pós-graduação”, afirmou Eric Frazão, de 17 anos, em nota.

Em seguida, Frazão acrescentou que: “Acredito que essa participação foi importante para trazer mais confiança e maturidade, tanto individual quanto em grupo”.

O braço robótico
Sob a orientação do professor Jean Mendes, os jovens da Etec, Caroline Brito, Eric Frazão e Gabriel Mera desenvolveram o braço robótico que é capaz de reproduzir, em tempo real, movimentos humanos.

Cada gesto que a pessoa faz, é captado e enviado ao protótipo, por meio de radiofrequência, e o equipamento imita a movimentação.

Na fisioterapia infantil, o projeto poderia auxiliar os pacientes em reabilitação por meio de atividades lúdicas.

“Por exemplo, a criança agarra uma bolinha e coloca em uma caixa, e o braço robótico imita esse movimento”, disse Eric Frazão.

Depois, o estudante detalhou: “Essa atividade contribui para desenvolver a parte cognitiva e motora, reduzindo as consequências da paralisia cerebral e promovendo a independência do paciente em tarefas do dia a dia”. Com informações de Canaltech.

Nenhum comentário:

Postar um comentário