"Nunca um Governo dispensou tanta atenção e meios aos indígenas como Jair Bolsonaro", defendeu
Foto: Reprodução/Instagram/urihiyanomami
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) usou as redes para se defender das acusações de negligência de quando estava no governo referente a casos de desnutrição em índios Yanomamis. “A verdade Yanomami: nunca um Governo dispensou tanta atenção e meios aos indígenas como Jair Bolsonaro”, escreveu.
Bolsonaro anexou na postagem o endereço para o relatório da CPI que investigou casos de desnutrição de crianças indígenas entre 2005 e 2007, na transição entre o final da primeira gestão e início da segunda gestão do atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Durante o próprio mandato, o político do PL também teve polêmica com os yanomamis ao defender a cloroquina no tratamento contra a Covid-19, alegando que estes índios também usavam substâncias sem evidências científicas no tratamento desta doença.
O debate sobre os Yanomamis ganhou força desde o sábado da semana passada (22), quando Lula visitou a aldeia desta tribo e decretou emergência de saúde pública em território Yanomami. Durante a semana, pessoas vítimas de desnutrição severa reveladas durante a agenda presidencial morreram. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, culpou a omissão de Bolsonarou e o garimpo ilegal pela tragédia vivida por estes índios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário