Segundo o governador, se a população tivesse completado o esquema de vacinação 'talvez nem precisasse ficar usando máscara de novo'.
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Após anunciar o retorno de medidas restritivas para conter o avanço da Covid-19 no estado, o governador Rui Costa voltou a pedir, na manhã desta terça-feira (29), que a população se vacine. De acordo com o mandatário, um relatório emitido pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) apontou que 85% das pessoas que tem necessitado de internamento por covid-19 não completaram a vacinação. Ainda segundo o governador, se a população tivesse completado o esquema de vacinação ‘talvez nem precisasse ficar usando máscara de novo’.
“Quero fazer um apelo à população que, por favor, tomem a vacina. O relatório indica que 85% dos que procuram leitos de UTI e leitos clínicos são pessoas que não completaram sua vacinação. Então, isso é muito grave. Ou seja, as pessoas estão correndo risco de vida, estão aumentando a ocupação rapidamente dos leitos dos hospitais, o que acaba prejudicando até pessoas que tomaram vacina, porque pessoas que tomaram vacina que precisam do leito do hospital pra outros serviços acabam vendo o leito ocupado por quem não tomou vacina. Então, prejudica todo mundo.”, disse o governador.
“Então, vai o meu apelo aqui pra que as pessoas tomem as vacinas. A vacina é gratuita, não faz mal nenhum, ao contrário, salva vidas, protege vidas. Então, o número fala por si mesmo. 85%. Ou seja, se eu fizer a leitura de que se todo mundo tivesse tomado a vacina, eu só teria 15% hoje de demanda [por leitos de UTI]. Apenas 15% e nós não teríamos problema nenhum, talvez nem precisasse ficar usando máscara de novo. Então, a gente termina sendo obrigado a tomar medidas de restrição pra garantir as vida humanas”, completou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário