Dia Mundial do Transtorno Bipolar. Especialista Traz Informações Sobre a Doença.

O aniversário do pintor holandês Vincent Van Gogh, 30 de março, foi a data escolhida no mundo para lembrar de um problema que afeta, segundo a OMS, 140 milhões de pessoas no planeta: O transtorno bipolar.
Van Gogh foi diagnosticado como provável portador do transtorno bipolar depois da morte dele. O transtorno bipolar é uma condição de saúde mental que causa mudanças extremas no humor e nos níveis de energia de uma pessoa. Embora todos experimentem altos e baixos em suas vidas, no caso dos portadores desse transtorno há mudanças graves no humor e no comportamento característicos que podem afetar seriamente a vida e o funcionamento diário de uma pessoa.

Os sintomas comuns de um episódio maníaco incluem três ou mais dos seguintes sintomas: anormalmente otimista, nervoso, aumento da atividade, energia ou agitação, sensação exagerada de bem-estar e autoconfiança que chega a euforia. Diminuição de sono, conversa incomum, devaneios, distração e tomadas de decisões de forma impulsiva. Já os episódios depressivos mais graves incluem: insônia ou hipersonia, choro inexplicável ou incontrolável, fadiga severa, perda de interesse em atividades que a pessoa normalmente gosta, pensamentos recorrentes de morte ou suicídio.

O objetivo do dia mundial do transtorno bipolar é chamar a atenção para o transtorno de comportamento, na busca de eliminar o estigma social e levar informação à população, educando e sensibilizando para a doença, que representa um desafio significativo para pacientes, profissionais de saúde, familiares e comunidade.
Mais Sobre Shana Eleve:
Shana Wajntraub é psicóloga com MBA em Gestão de Pessoas pela Universidade Federal Fluminense, pós- graduada em neurociências pelo Mackenzie. Mestranda em comunicação e análise de comportamento pela Manchester Metropolitan University- UK (Paul Ekman). Tedx speaker, speaker coach e curadora dos palestrantes do TEDx Campo Grande, professora da HSM. Palestrou no CBTD em 2020e 2021e já impactou mais de 230 mil pessoas em treinamentos na América Latina para Nestlé, Galderma, Sanofi, GPA, Hypera, Locaweb, Seara, AstraZeneca, Dasa, Boehringer, Met Life, Grupo Boticário, vivo, Amil, Magazine luiza, Camil..
@shana.eleve
Nenhum comentário:
Postar um comentário