Foto: Reprodução / Blog do Anderson
Postulantes à eleição suplementar de Firmino Alves, no Médio Sudoestes baiano, têm até as 19h desta quarta-feira (1°) para registrar candidaturas. O pleito está marcado para o dia 3 de outubro. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), podem concorrer pessoas que tenham domicílio eleitoral em Firmino Alves até o dia 3 de abril passado.
O morador também precisa estar filiado a algum partido até a mesma data. Caso o pretendente seja servidor ou agente público, ele precisa se afastar da função no prazo de 24 horas após a escolha em convenção.
A eleição suplementar em Firmino Alves foi convocada após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manter o indeferimento da candidatura de Padre Agnaldo (veja aqui). O político teve maior votação no sufrágio do ano passado, porém os votos foram anulados, o que determinou a realização do pleito suplementar.
Apoiadores de Agnaldo chegaram a fazer manifestações (lembre aqui), mas a Justiça desconsiderou os argumentos, mantendo o indeferimento. Até a noite desta terça-feira (31), apenas uma candidatura tinha sido inscrita no Cartório Eleitoral da 137ª Zona, local indicado para os registros.
Ainda segundo do TRE, todos os eleitores do município podem votar desde que estejam com cadastro regular e domicílio eleitoral na cidade até o dia 5 de maio. No caso da propaganda eleitoral, as ações estão sujeitas às regras de restrições adotadas por conta da pandemia da Covid-19.
Após a eleição, o vencedor deve ser diplomado até o dia 18 de outubro. BN
Nenhum comentário:
Postar um comentário