> TABOCAS NOTICIAS : Futebol tem pior faturamento com patrocínio em 12 anos

sexta-feira, 25 de junho de 2021

Futebol tem pior faturamento com patrocínio em 12 anos

Estadão Conteúdo **Foto: Divulgação
O futebol brasileiro teve o pior faturamento com patrocínio dos últimos 12 anos, de acordo com levantamento feito pela Sports Value. Em 2020, os 20 principais clubes do país tiveram receita total de patrocínio de R$ 535 milhões, menos do que os R$ 578 milhões de 2019 e que só não foi menor do que em 2008, quando a arrecadação alcançou R$ 405 milhões.

Nos últimos dez anos, graças também ao aumento substancial das cotas de TV, houve crescimento das receitas, batendo o valor mais alto em 2017, com R$ 734 milhões. O diretor da Sports Value, Amir Somoggi, reconhece que o coronavírus e, por consequência, a suspensão de campeonatos e a ausência de público em estádios, influenciaram nessa queda histórica. Mas, para ele, o problema no número vai além disso.

"O patrocínio no futebol pelo mundo não para de crescer nos últimos dez anos. As ligas, não só no futebol, estão faturando alto. E aqui nosso futebol fatura menos do que Dinamarca, Portugal e Bélgica. É inadmissível", diz. "O extracampo afetou muito a imagem do clube brasileiro. As principais marcas não estão colocando dinheiro no futebol brasileiro. Esse impacto do que acontece nos bastidores é que definem se um patrocinador vai fazer o investimento ou não."

Segundo Somoggi, o futebol brasileiro ficou preocupado em encher a camisa de patrocinadores e não se preocupou em buscar parceiros para outras áreas, de explorar melhor as plataformas digitais: as redes sociais, a produção de conteúdo por streaming, o aplicativo.

"Quanto mais poluiu o uniforme, menos retorno o patrocinador tem. Quanto mais marcas expostas, pior a visibilidade", diz o especialista. "O mercado fragmentou. Tem muito patrocinador que não está disposto e não precisa pagar R$ 30 milhões para exibir sua marca na camisa. Mas essa marca tem interesse em movimentar seu negócio, ativar clientes e isso não está sendo explorado pelos clubes brasileiros."

O Palmeiras lidera a lista de clubes com maior receita em 2020, com R$ 115 milhões, segundo a Sports Value. O Flamengo vem logo atrás com R$ 95 milhões e o Corinthians aparece em terceiro lugar, com R$ 71 milhões. "Fora esses três, o potencial dos outros é muito baixo. Cruzeiro, Grêmio e Inter faturam um terço do Palmeiras. O Santos teve receita de R$ 24 milhões. O São Paulo, de R$ 16 milhões..."

MERCADO EUROPEU
Outra ação que os clubes europeus fizeram para aumentar sua receita foi pensar na equipe de maneira global. "O Barcelona fica em uma cidade que tem 1,5 milhão de habitantes. Há 20 anos, o clube tinha 8 milhões de torcedores. Mudaram a estratégia para escala mundial e hoje têm 400 milhões de fãs que consomem os produtos do clube." O clube espanhol tem 104 milhões de seguidores no seu Facebook, por exemplo, onde vende vários artigos e peças do time.

Nenhum comentário:

Postar um comentário