Ministro da Educação defende menor regulamentação no ensino superior privado: 'MEC se transformou em cartório'
Milton Ribeiro defendeu que mecanismos de regulamentação e de credenciamento de cursos sejam facilitados. Segundo ele, deveria haver uma mudança na legislação atual.
Por G1
Ministro da Educação participa de congresso sobre o ensino superior. — Foto: Reprodução
O ministro da Educação, Milton Ribeiro, defendeu nesta quinta (27) que os processos para regulamentar e credenciar cursos no ensino superior privado sejam facilitados. Segundo ele, a burocracia em excesso prejudica o trabalho das instituições particulares.
"O MEC [Ministério da Educação] foi, com o tempo, se transformando em um verdadeiro cartório, com várias instâncias, vários carimbos, várias avaliações. Eu queria simplificar mais", disse.
"Queria que tivesse, um dia, uma [secretaria] de desregulamentação. Essa, sim, seria interessante para o Brasil", afirmou Ribeiro, no XIII Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular.
Segundo o ministro, há instituições de ensino privadas que fizeram investimentos altíssimos em equipamentos, mas que não podem funcionar, por causa da "burocracia estatal". Ele não citou exemplos.
A razão para este impasse, segundo ele, é a legislação brasileira, que "considera todos culpados; é rigorosa e cheia de detalhes".
"Não dá para acreditar que todo professor ou, digamos, empresário da educação esteja sempre pronto a burlar a lei, sempre culpado. Gosto da ideia de pensar que todos são inocentes até que provem o contrário", afirmou. Mais em https://g1.globo.com/educacao
Nenhum comentário:
Postar um comentário