Com o reajuste médio de 4% nos preços da gasolina vendida pela Petrobras nas refinarias, anunciado nesta quarta-feira pela estatal, o combustível acumula alta de 28% no ano. De acordo com dados levantados pelo Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE), o preço da gasolina para os distribuidores passou de R$ 1,5087 o litro no dia 2 de janeiro último, para R$ 1,9291 ontem. Já o óleo diesel, que representa boa parte do custo de caminhoneiros, subiu menos no ano: 19%.
O diesel não teve o preço elevado. O último reajuste foi no dia 19. O combustível é vendido em torno de R$ 2,2038 por litro nas refinarias, contra R$ 1,8545 no primeiro dia útil do ano.
Edmar Almeida, professor do Instituto de Economia da UFRJ, avalia que a Petrobras está recompondo os preços da gasolina, que até outubro estavam abaixo das cotações internacionais, enquanto os preços do diesel ainda estão acima. Segundo o CBIE, no último dia 19 o diesel estava 3,6% mais caro em relação às cotações internacionais, e a gasolina era 6,4% mais barata.
A Petrobras precisa manter os preços alinhados à cotação internacional para não ter prejuízo na importação de derivados. Por isso, David Zylbersztajan, consultor e ex-diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP), também diz ser difícil que a estatal esteja represando o preço do diesel:
— Não acredito porque causaria distorções dentro da própria companhia, criando um desbalanceamento em sua estratégia de preços dos combustíveis.
A Petrobras explicou que, além das variações do câmbio e das cotações internacionais, os reajustes também consideram as condições de mercado específicas de cada produto e a análise do ambiente externo, permitindo à companhia competir de forma mais eficiente. “Dessa forma, a exemplo do que se observa em outros países, as variações dos preços de gasolina e diesel ocorrem de forma independente.” *O GLOBO
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