No último dia 17 comemorou-se o Dia Nacional do Patrimônio Histórico e a Câmara de Itabuna, motivada pela discussão e debate acerca dos temas relevantes e de interesse coletivo, lança a sexta edição do projeto “Queremos Saber!” com a temática em torno dos museus, arquivos e acervos culturais do nosso município. O projeto, uma iniciativa do Legislativo itabunense, está previsto para ocorrer às quinze horas da tarde do próximo dia 27, no plenário Raymundo Lima.
Para proferir a palestra principal, o convite foi formulado à professora doutora da Universidade Estadual de Santa Cruz, Janete Ruiz de Macedo, especialista em preservação, memória, patrimônio e arquivo.
Para ampliar o debate, foi convidada a presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais, Bruna Setenta, e o presidente da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania, Daniel Leão. O evento é gratuito, aberto ao público e o objetivo é aproximar a população do Legislativo, buscando soluções e alternativas para as questões de nossa cidade.
A proposta da Câmara de Itabuna, segundo o presidente Ricardo Xavier, é “despertar na comunidade a importância do levantamento e conservação da nossa história, preservando a memória regional e divulgando-a para a comunidade”, afirmou. O convite para participação no evento é extensivo aos estudantes, professores, jornalistas, artistas, mobilizadores culturais, universitários, empresários, representantes da sociedade civil organizada e especialistas no tema para a contribuição no debate.
O projeto “Queremos Saber!” tem o objetivo de promover, na última terça-feira de cada mês, palestras seguidas de debates e apresentação de sugestões, sobre temas de interesse geral, propostos por vereadores ou sugeridos pelos cidadãos, por meio da Ouvidoria da Casa. O tema desta sexta edição foi sugerido pelo vereador Júnior Brandão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário