Moradores de Valéria falam em 'infestação'
Foto: Reprodução / TV Bahia
Um idoso de 76 anos veio a óbito um dia após ter sido picado por um escorpião no bairro de Valéria, em Salvador. Manoel Messias dos Santos foi enterrado neste sábado (16) no Cemitério Quinta dos Lázaros, na Baixa de Quintas. Vizinhos da vítima dizem estar preocupados com uma "infestação". Ao G1, eles relatam que muitos escorpiões apareceram na região nos últimos dias. Conforme a filha do idoso, Zenilda Santos, a vítima foi picada no dedo de uma das mãos na última quinta-feira (14).
O idoso mexia em uma caixa de ferramentas em um cômodo de madeira da casa. Manoel Messias passou mal e foi encaminhado ao Hospital do Subúrbio. Na sexta-feira (15), ele piorou e veio a óbito. Ainda segundo a reportagem, 609 ataques de escorpião já foram registrados na Bahia neste ano, 16 deles ocorreram em Salvador. Em 2018, foram mais de 20,4 mil ataques de escorpiões no estado, sendo 49 em Salvador, segundo o Centro de Informação Antiveneno (Ciave).
O escorpião listrado é mais comum de ser encontrado em Salvador. Já o escorpião amarelo, o mais perigoso, aparece mais em cidades do interior do estado. O aparecimento dos animais é favorecido pelo clima úmido e quente. Segundo o diretor do Ciave, Jucelino Nery, é preciso manter o ambiente limpo, livre de entulhos e lixo para evitar o aparecimento dos escorpiões. BN
Nenhum comentário:
Postar um comentário