Primeira do mundo
A cidade de Oslo está prestes a se tornar a primeira cidade do mundo a instalar um sistema de cobrança sem fio para táxis elétricos.
A capital norueguesa espera que, implementando o sistema, todos os táxis da cidade sejam elétricos e livres de emissões antes de 2023.
Até agora, o maior obstáculo para incentivar a transição mundial para veículos elétricos é o tempo.
É que é muito demorado para os motoristas de táxi encontrarem carregadores, conectarem-se e aguardarem até que o carro seja ligado.
O projeto em Oslo pretende instalar placas de carregamento sem fio no solo onde o táxi está estacionado junto com um receptor elétrico dentro do táxi, a fim de permitir a cobrança de até 75 quilowatts.
Para construir a infra-estrutura necessária, os legisladores da cidade fizeram parceria com duas empresas de energia limpa: Fortum e Momentum Dynamics.
“Vamos instalar os carregadores sem fio nos pontos de táxi, como o da Estação Central de Oslo”, diz Annika Hoffner, diretora da Fortum. “Os táxis poderão dirigir até o carregador e uma sessão de carregamento sem fio será iniciada automaticamente.
Isso permite que os táxis sejam cobrados em um lugar onde, de qualquer maneira, eles esperariam por novos clientes. A diferença é que eles não emitirão exaustão enquanto esperam, em vez disso, receberão energia renovável para carregar a bateria do táxi ”, explica.
O objetivo do país é garantir que todos os carros vendidos após 2025 sejam híbridos ou elétricos.
Atualmente, eles mantêm a maior taxa mundial de propriedade de carros elétricos no mundo.
Relatórios do ano passado mostram que um em cada três carros comprados, em 2018, era elétrico.
“O futuro é elétrico, e já está aqui, agora”, diz Sture Portvik, Gerente de Eletro-Mobilidade da Cidade de Oslo.
“O carregamento sem fio é um fator que pode mudar o jogo. A partir de 2023, todos os táxis em Oslo terão emissão zero. Juntamente com a indústria de táxis, garantiremos que a mudança seja tão amigável e eficiente quanto possível.
“Oslo estará sempre à frente da inovação e estamos muito satisfeitos em unir forças com dois dos mais progressistas da indústria neste movimento decisivo para lançar o plano mais ambicioso do mundo para o carregamento sem fio de uma frota de táxis.” Com informações do GNN
Nenhum comentário:
Postar um comentário