> TABOCAS NOTICIAS : Primeiro homem transexual operado no Brasil, João W. Nery morre aos 68 anos

sábado, 27 de outubro de 2018

Primeiro homem transexual operado no Brasil, João W. Nery morre aos 68 anos

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Morreu, nesta sexta-feira (26), aos 68 anos, João W. Nery, primeiro homem transexual a passar por uma cirurgia de redesignação no Brasil, no ano de 1977. "É com muita tristeza que informamos o falecimento do nosso querido João W. Nery. Como era de conhecimento de todos, ele vinha lutando contra o câncer, mas veio a falecer. Mesmo que estejamos tristes, pois sabemos do tamanho do amor que temos por João, sabemos agora que o sofrimento dele se findou. A nós, fica o compromisso e a responsabilidade de não deixarmos que as lembranças se percam e que mantenhamos João vivo em nós e nas nossas histórias", informou o Instituto Brasileiro de Transmasculinidades, por meio de comunicado oficial, nas redes sociais. 

A Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra) também divulgou nota lamentando a morte: "João era um homem especial, sempre a frente do seu tempo e preocupado em regar as sementes plantadas para germinar novos olhares sobre os trans homens (como ele gostava de se referir), ativistas, para levar a luta adiante".

O escritor e psicólogo João W. Nery lutava contra um câncer no pulmão, que acabou chegando ao cérebro. Ele era casado com Sheila Salewski e deixa um filho. BN

Nenhum comentário:

Postar um comentário